Criado há cerca de uma década por músicos brasileiros e americanos, a Sambadá tem conquistado espaço em clubes e festivais dos Estados Unidos por força de sua performance percussiva, explosiva e carnavalesca. O grupo tem como marco um samba-funk com sabor universal, misturando ritmos como samba, reggae, hip hop e a chamada "capoeira music".
Tudo isso temperado pela experiência do produtor musical norte-americano Greg Landau, que já foi por três vezes indicado ao Grammy, atuando com artistas como Suzana Baca, Maldita Vecindad, Patato Valdes e Juan de Marcos Gonzalez (de Buena Vista Social Club).
A Sambadá conta com a participação de seis músicos, com destaque para o brasileiro Papiba Godinho, que está na formação do grupo desde sua criação. Outra atração da banda é a baiana Dandha da Hora, que começou sua trajetória artística dançando no Ilê Aiyê, desde os seis anos de idade, e ainda hoje, quando tem oportunidade, participa das excursões internacionais do grupo afro baiano.
Na Sambadá, Dandhá da Hora, que já trabalhou com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Daniela Mercury, atua como vocalista. Além disso, a banda conta com os músicos norte-americanos Anne Stafford (sax), Kevin Dorn(guitarra), Gary Kehoe (baterista), Will Kahn (percussão) e Marcel Menard (percussão).