Cultura

PAINÉIS DE LÊNIO BRAGA E GENARO DE CARVALHO PODEM SER RESTAURADOS

Esforço de Cyro de Mattos
| 11/07/2009 às 17:20
Painel de Lênio Braga na Rodoviária de Itabuna estragado e coberto por mesinhas do bicho
Foto: Pedro Augusto
  (por Rosi Barreto)

 

       "Os monumentos artísticos e históricos de Itabuna realmente são belíssimos, umas verdadeiras obras de artes, mas estão completamente destruídos, prejudicados não só pela ação do tempo, mas também pelas mãos dos homens". A declaração é da coordenadora do Centro de Restauração de Bens Culturais Móveis do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Kátia Berbert, após visita aos bens culturais de Itabuna.


     Juntamente com a outra restauradora Verônica Rohrs e o arquiteto João César Rosa Ribeiro, ela veio à cidade a convite do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Cyro de Mattos, para ver de perto a situação desses espaços e a partir daí, a possibilidade da parceria para sua restauração.


       O grupo conheceu os painéis de Lênio Braga, no Terminal Rodoviário, e o de Genaro de Carvalho, na confluência da Praça Adami/Avenida do Cinqüentenário que contam, respectivamente, a saga dos transportes pioneiros na cidade e a do cacau, além do casarão que pertenceu a Tertuliano Guedes de Pinho, na Fazenda Valparaiso, onde hoje está localizado o bairro da Bananeira.


       FUNDAÇÃO

       A casa foi visitada pelo prefeito Capitão Azevedo durante a campanha e ele prometeu que se eleito, iria buscar meios para sua restauração. A promessa está sendo cumprida. O prefeito tem mobilizado as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Planejamento e a Ficc em busca de parcerias que viabilizem a restauração da casa construída em 1925.


      O secretário da Sedur, Fernando Vita adiantou que o projeto de restauração da parte arquitetônica já está sendo elaborado inclusive com estimativa de custos. "Quando a casa for restaurada, quem vai dar alma ao local é a Ficc que tem o importante projeto para implantação do museu". Vita afirmou que o casarão, em estilo colonial, é uma das peças mais relevantes da cultura do cacau.    


     O presidente da fundação, Cyro de Mattos, diz está confiante e que os entendimentos com os órgãos financiadores da cultura, como o próprio Ipac, estão bastante avançados.
 
      Para ele, a recuperação da casa, além de promessa de campanha do prefeito Capitão Azevedo, é um sonho que está começando a ser concretizado. "Será um grande presente que o município dará à população itabunense e regional, pela sua importância histórica. O casarão representa um capitulo forte na civilização do cacau, por isso precisa ser valorizada, afirmou o diretor".