Cultura

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFBA ABRE TEMPORADA CONCERTOS NO FAROL DA BARRA

Vai ser no Farol da Barra
| 11/07/2009 às 16:21
Orquestra Sinfônica UFBA ensaia para estréia dia 18, no Farol da Barra
Foto: Manuel Porto
 O projeto Concertos Populares da Orquestra Sinfônica da UFBA estará de volta a partir do próximo dia 18. Em seu quarto ano, o projeto é uma realização da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e Lilás Produções Culturais, com patrocínio da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Integrando o programa de responsabilidade social da concessionária de energia elétrica, o Energia para Crescer, os Concertos Populares trazem na programação da OSUFBA para este ano, apresentações em seis cidades do interior.

Para a abertura da temporada, um grande espetáculo será apresentado no Farol da Barra, em Salvador, no dia 18 de julho, sábado, às 19h30, com a participação mais do que especial da cantora Mariene de Castro. A OSUFBA acabou de ganhar novos componentes, escolhidos através de processo de seleção realizado no início do ano, especialmente para o quarto ano do projeto. A orquestra passa a ser composta por 49 integrantes - 22 músicos da formação original, além de 18 bolsistas e 9 músicos convidados.


A regência será do maestro convidado Angelo Rafael Fonseca, Doutor em Regência Orquestral pela UFBA, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Itabaiana (SE), Orquestra de Câmara de Salvador, Coro do Teatro Castro Alves e Coro do Tribunal Regional do Trabalho (BA). O concerto terá peças executadas apenas pela OSUFBA, como a Abertura da ópera O Guarani (Antonio Carlos Gomes), Bachianas Brasileiras nº IV (Heitor Villa Lobos), Suíte Vila Rica (M. Camargo Guarnieri), entre outras. Em seguida, Mariene apresenta sucessos como Abre Caminho (de J. Velloso, Mariene de Castro e Roque Ferreira), Pout Porri de Nené (domínio público), Ilha de Maré (Lupa e Walmir Lima), É D´Oxum (Gerônimo) e Rosa Morena (João Gilberto). Mariene de Castro ainda interpretará outras cinco canções acompanhada por sua banda.


Os arranjos foram feitos especialmente para a ocasião, respectivamente, pelos músicos Pedro Augusto, Luiz Brasil e Leandro Braga, pianista carioca com sólida carreira como instrumentista e arranjador, participando de shows e gravações de grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Milton Nascimento, Ivan Lins e Ney Matogrosso. O pianista também participa tocando quatro músicas - três arranjadas por ele (Ilha de Maré, É D´Oxum e Rosa Morena) e uma por Luiz Brasil (Pout Porri de Nené).    


Realizados entre os anos de 2004 e 2006 com o patrocínio da Coelba, os Concertos Populares, que visam principalmente levar a música erudita para o interior do Estado, passaram por cidades como Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Santo Amaro, Lençóis, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Alagoinhas entre outras. Em Salvador, apresentações foram realizadas em diversos locais como Parque da Cidade, Largo da Ribeira, Parque Abaeté e Concha Acústica do TCA.


MARIENE DE CASTRO


Cantora reconhecida com muito trabalho e pesquisas musicais. Sucesso absoluto de crítica com admiradores famosos e anônimos, sendo muitas vezes comparada a ícones da musica brasileira: "você é a nova Clara Nunes do Brasil, não tenho a menor dúvida disso", afirmou Daniela Mercury na gravação do dvd Balé Mulato, onde Mariene fez uma participação especial em 2006. Indo ao avesso de uma corrente musical dedicada ao trio elétrico, ela interpreta do samba ao samba de roda, da marujada aos ternos de reis, do repente ao ijexá, passando pelo côco, maracatu e ciranda, trazendo-os para a sua própria linguagem musical. Pela primeira vez se apresentando ao lado da OSUFBA, ficou muito feliz e está entusiasmada em poder abrir o projeto Concertos Populares da Orquestra Sinfônica da UFBA - ano IV.


SERVIÇO:


O que: Concerto da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA) - dentro do projeto Concertos Populares da Orquestra Sinfônica da UFBA - ano IV

Onde: Farol da Barra, Salvador

Quando: Dia 18 de julho, às 19h30

Entrada Franca