Cultura

CREMADO CORPO DO ATOR PERY SALLES EX-MARIDO DE VERA FISCHER

vide
| 19/06/2009 às 15:05
Pery Salles, em cadeira de rodas, no lançamento do livro de Vera Fischer
Foto: G1
 O corpo de Perry Salles foi cremado às 13h desta sexta-feira (19) no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. O ator sofria de câncer e morreu na última quarta-feira (17).

A atriz Miriam Mehler, ex-mulher de Perry, confirmou a informação mas não deu mais detalhes sobre a perda.


Perry Salles também é ex-marido da atriz Vera Fischer, com quem foi casado por 16 anos e teve uma filha, Rafaela Fischer. Além dela, o ator deixou mais quatro filhos.

Seu personagem mais marcante, em telenovelas, foi Laio, na segunda fase de Mandala (1987). Mas fez outras novelas como O Clone (2001), Os Gigantes (1979). Seu trabalho mais recente foi na série Mandrake (2004), do canal pago HBO.


No cinema estrelou O Marido Virgem (1974), As Delícias da Vida (1974), Intimidade (1975), O Efeito Ilha (1994), Cinderela Baiana (1998), Espelho d¿Água ¿ Uma Viagem no Rio São Francisco (2004).


Salles nasceu Perilúcio José de Almeida, no Rio de Janeiro, em 06 de março de 1939. Foi casado por 16 anos com a atriz Vera Fischer, com quem teve uma filha, Rafaela.

Após o final do casamento passou um bom tempo tendo problemas com álcool e chegou a pensar em suicídio. "A cada dia que passava, a distância entre o 10º andar e o térreo era menor", disse em uma entrevista à revista IstoÉ Gente, em 2002. E não escondeu quando perguntado, na época, se Vera foi o grande amor de sua vida: "Seria indelicado responder", reagiu, num primeiro momento. "Mas vou ser: ela é", admitiu.


De outro casamento, com Beatriz, teve Romeu e Rômulo. Já foi casado também com a atriz Miriam Mehler, com quem teve o filho Rodrigo, morto em 1990, aos 20 anos, num acidente de moto. Ele era pai de Renata, que mora na Inglaterra.


Por conta de uma crise existencial, entrou em depressão em 1998 e passou 18 meses, cercado por dívidas, vivendo praticamente enclausurado numa sala do Teatro Gamboa, que comprou em 1994 em Salvador.


Em 2006, Salles sofreu um enfarte em casa e passou por uma cirurgia para o implante de um stent, uma prótese metálica posicionada no interior de artérias. Mas o câncer foi detectado apenas fevereiro deste ano.


Sua última aparição pública foi no lançamento do segundo volume da biografia de Vera Fischer, Um Leão Por Dia, em 23 de março, já debilitado e numa cadeira de rodas.