A Biblioteca Municipal Plínio de Almeida será modernizada com novo acervo, mobiliário e com equipamentos que permitirão mais dinamização do setor, através Projeto Livro Aberto da Fundação da Biblioteca Nacional (FBN) no Rio de Janeiro. A informação é do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Cyro de Mattos, que já recebeu garantia, por telefone, do presidente da FBN, Muniz Sodré, com quem manteve contatos no final do mês passado.
A modernização, ampliação e melhoria do espaço vai garantir melhores condições para consultas, estudos e pesquisas feitas diariamente pelo grande público, inclusive estudantes, conforme ressaltou o presidente da Ficc. Ele disse que o diretor da FBN afirmou que o processo e solicitação da fundação no Projeto Livro Aberto terá acompanhamento de perto, para que a melhoria da biblioteca de Itabuna seja atendida o mais rápido possível.
Em Salvador, Cyro de Mattos solicitou também à gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, Maria Cristina dos Santos, a doação de livros para ampliação de acervo e o envio de técnicos para ministrar um curso de capacitação aos funcionários da Biblioteca Municipal de Itabuna.
NOVOS PROJETOS
Além da ampliação e melhoria do acervo, serão implantados novos projetos para celebração de datas especiais e contação de histórias. "O objetivo é tornar a nossa biblioteca um espaço criativo, dinâmico e saudável, e não um simples depósito de livros, o que não condiz com uma cidade do porte de Itabuna".
Cyro disse ainda que em contatos com os editores de seus livros, pediu, por telefone, e depois por ofício a doação de livros para ampliação do acervo da Biblioteca Municipal de Itabuna, tendo recebido resposta favorável para o atendimento de suas propostas. "O resultado positivo desses contatos vai acontecer breve", observou.
A Biblioteca Municipal Plínio de Almeida funciona no anexo da Câmara de Vereadores de Itabuna no Centro Cultural José Brandão no bairro da Conceição, de segunda a sexta-feira.