Cultura

SAPIRANGA E CABOCO CAPIROBA FAZEM SHOW NORDESTE INDEPENDENTE, 11

vide
| 10/06/2009 às 20:23
No Tarrafa Botequim e Galeria do Rio Vermelho, por apenas R$5,00
Foto: Cartaz
  Salvador terá uma noite diferenciada, unindo duas atrações que vêm crescendo no cenário musical baiano: o grupo Caboco Capiroba e Sapiranga. O show "Nordeste Independente" destacará ritmos como o xote, o baião, o xaxado, o coco, o maracatu e até samba-de-roda.

Além das músicas autorais, o repertório inclui Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho, João do Vale, Lenine entre outros nomes representantes da música popular nordestina. O evento será realizado no dia 11, quinta-feira, às 20 horas, no Tarrafa Bar e Galeria, Rio Vermelho. O convite promocional será vendido a cinco reais.

O grupo Caboco Capiroba fará um show baseado em músicas próprias, em cujas letras ressurgem a temática tradicional do sertão e da condição humana. Os temas são enriquecidos com a força da cultura do recôncavo. Atualmente, se destaca pela importante produção dentro do conceito de música regional. Em 2008, a banda foi vice-campeã do Festival Bond Canto e do Festival Lado B de Música.  

O Cantador Sapiranga é natural de Gandu, sudeste da Bahia, de onde traz o universo cultural da Zona da Mata que enriquece suas músicas e interpretações. Violonista autodidata, fez carreira em São Paulo, para onde partiu em 1997. De volta ao estado natal, em 2008, já se apresentou com Riachão, Xangai, Lui Muritiba, Gereba, Bule Bule, Franklin Machado entre outros. Em 2005, lançou seu primeiro CD, intitulado "Pássaro noturno".  

 
  Grupo Caboco Capiroba

Nascido da afinidade musical entre seus integrantes, o grupo Caboco Capiroba surge como uma nova opção para os apreciadores da música brasileira. Numa época em que a cultura é tratada como produto comercial, o grupo se une aos que visam resgatar a força da música popular. Apesar de não seguir os padrões da produção atual, a banda agrada a todo tipo de público, já que traz, dentro da simplicidade, a tradição da música brasileira. O trabalho é baseado em músicas autorais. 
     
Caboco Capiroba se vale dos ritmos da música nordestina, com destaque para o Coco, o Xote e o Baião. Naturalmente influenciado por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Xangai e Elomar, derrama em suas letras a temática tradicional do sertão e da condição humana. Os temas são enriquecidos com a força da cultura do recôncavo. Em 2008, a banda foi vice-campeã do Festival Bond Canto e do Festival Lado B de Música.  
     
O nome do grupo é do personagem do livro "Viva o povo brasileiro" de João Ubaldo Ribeiro. Trata-se de um caboclo antropófago, cujo prato predileto era a carne holandesa. Dessa analogia pode-se tirar o contraponto entre a "cultura" estrangeira que se impôs como principal "prato" do brasileiro e a preocupação de valorizar as nossas raízes. O espírito do Caboco está fortemente ligado ao meio ambiente e à cultura popular.