Cultura

JERIMUM ASSADO ABRE TEMPORADA DE FORRÓS DOMINGO NA ASSALBA, ITAPUÃ

vide
| 28/05/2009 às 16:28
Michele Moreno, da Jerimun Assiado, faz trio com Tadeu do Acordeon e Ton Carlos
Foto: Div
   A banda de forró autêntico Jerimum Assado dá início aos seus ensaios semanais no próximo domingo, 17 de maio, no Clube da Assalba, em Itapuã. O evento, que tem o título de "Xote das Meninas", está previsto para acontecer nos dias 17, 24  e 31 de maio e 7 de junho das 18 às 22 horas. O ingresso custa 10 reais para os homens e 5 reais para as mulheres.


No repertório da Jerimum Assado há músicas de autores que trilharam na trajetória da imortal música nordestina, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio José e alguns artistas contemporâneos como Falamansa, Rastapé e Adelmário Coelho, além das músicas da própria banda.


A Jerimum Assado vem se destacando bastante no cenário musical baiano e nacional, tendo como principal diferencial a voz de Ton Carlos, que possui uma forte semelhança com a do saudoso Luiz Gonzaga, falecido em agosto de 1989. Apesar da curta trajetória, a banda vem se destacando bastante no cenário do forró autêntico, fazendo shows em diversas estados, a exemplo do Rio de Janeiro, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará e, obviamente, na Bahia, onde se apresenta em municípios como Salvador, Amargosa, Ubaíra, Paramirim, Abaíra, Rio de Contas, Érico Cardoso, Maragojipe e outros.


Segundo seu principal vocalista, Ton Carlos, o sucesso da Jerimum Assado se deve a uma singularidade "é a única banda de forró autêntico que conta com três vocalistas, cada um com estilo próprio".

Além de Tom Carlos, a Jerimum conta com Michele Moreno e Tadeu do Acordeon que se somam no vocal. Destacam-se, também, os músicos Chico Maia (zabumbeiro), André Barará (percursionista), Lucas Melo (baixista) Fábio Passos (guitarrista), além de um refinado naipe de sopro que se unem em talento, descontração e plasticidade nos shows que apresentam.


Para Tadeu do Acordeon, "além de ser um presente para os moradores de Itapuã, onde nasceu a Jerimum Assado, o evento é voltado para um público ansioso por novidades, em cultura, música e, obviamente, dança.". Tadeu lembra que os ensaios acontecem num período em que a banda está se preparando para cumprir uma grande agenda de shows, inclusive fora da Bahia. "Temos shows agendados em Pernambuco e Sergipe e também em alguns municípios baianos como Maracás, Maragojipe, S. Francisco do Conde e outros".