Cultura

CASA DA MÚSICA APRESENTA CABOCO CAPIROBA NO SARAU DE ITAPUÃ, HOJE

Veja programação
| 25/05/2009 às 13:23

Sons tirados de latas e pandeiros, música tradicional nordestina, como coco, xote e baião, além da força comunicativa do teatro. Tudo isso faz parte da programação do próximo Sarau de Itapuã, que acontece nesta segunda-feira, dia 25/05, a partir das 14h, com entrada franca. A atividade, realizada em parceria com a Independência Musical Associada - IMA e artistas colaboradores, integra a programação especial da Casa da Música, durante o mês de maio, em memória ao dia 13, marco dos 121 anos da Abolição da Escravatura.


Já estão confirmadas as participações do Grupo Caboco Capiroba, com um show de música nordestina; A Tapa - Orquestra de Pandeiros e Tonéis, com uma apresentação em diversos estilos; e a performance do ator Leandro Rocha, em cartaz no mesmo espaço com o monólogo Negreiros. A Casa da Música é mantida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e vem contribuindo para o crescimento das atividades culturais e incentivo aos artistas na comunidade de Itapuã e região.


CONVIDADOS

Grupo Caboco Capiroba

Inspirado em Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Xangai e Elomar, o Grupo Caboco Capiroba traz um repertório autoral, com influências da cultura do Recôncavo. Mistura ritmos nordestinos, como Coco, Xote e Baião, letras com temática tradicional do sertão e outras mais universais. Geralmente, é classificado como grupo de música regional, mas com uma proposta inovadora.


A Tapa

A Tapa é uma orquestra de pandeiros e tonéis, fundada pelo músico Luciano Pinto, em março de 2002. O grupo é composto por 22 pandeiristas e oito tonéis, que desfilam pelo coco, baião, embolada, funk, merengue, axé, brega, além de grooves. A Tapa já participou de duas edições do PERCPAN - Panorama Percussivo Mundial, em 2005 e 2006, a convite de Marcos Suzano e Gilberto Gil.


Leandro Rocha

Ator e integrante da Companhia de Teatro O Cidadão de Papel, atualmente dirige e encena o monólogo Negreiros, uma livre adaptação do conto Os Escravos, de Castro Alves. A peça fica em cartaz na Casa da Música até 7 de junho, de quinta a domingo.


SERVIÇO

Onde: Casa da Música - Parque Metropolitano do Abaeté

Tel.: 71 3116-1511

Quando: 25 de maio (segunda-feira), das 18h às 22h

Quanto: Grátis

Realização: Casa da Música/IMA

Blog: http://casadamusicabahia.wordpress.com/