Cultura

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FAZ SESSÃO ESPECIAL PELO DIA DA ÁFIRCA

vide
| 21/05/2009 às 16:27
   Em 25 de Maio de 1963, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) contra a subordinação que o continente africano sofria há séculos. Esse processo recebeu várias denominados como: colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África; as comunidades africanas padeciam com apropriação forçada (por povos que se consideravam superiores) das suas riquezas humanas e naturais.

Nessa reunião, em Adis Abeba, os líderes criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) que hoje é conhecida como União Africana.


  A ONU (Organização das Nações Unidas), vendo a importância desse encontro, instituiu em 1972 o Dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África.  A data simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.

Desde 2007, o Deputado Estadual Bira Corôa (PT/BA) realiza atividades alusivas ao Dia de África. Trazendo representações de países Africanos para dialogar com a comunidade baiana.  Este ano será realizada uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA),  no dia 26 de maio no plenário da Assembleia.


A Programação do Dia de África começará no dia 26 de maio com Sessão Especial  em Homenagem a Capoeira -  120 anos de Mestre Pastinha, no dia 29 acontecerá a Sessão Especial na Cidade do Saber, Sessão da Câmara Municipal de Camaçari e no dia 30 acontece um Seminário sobre as Relações Internacionais Africa - Brasil - Bahia, na Cidade do Saber em Camaçari.


PRESENÇAS

A Sessão Especial no dia 26 de maio começa às 9 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e contará com as presenças confirmadas dos embaixadores : Thomas S. Bvuma, do Zimbábue; Joram M. Biswaro, da Tanzânia; Leovigildo da Costa e Silva, de Angola; Kayode Garrick, da Nigéria; Baudouin Mayola, da República Democrática do Congo e Fode Seck, do Senegal, como também do Ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos e Zulu Araújo, presidente da Fundação Palmares. O Comitê do Grupo dos Chefes de Missões Africanos
se fará presente também, para que seja possível dialogar à realização dos festejos oficiais das representações dos Países Africanos no Brasil, no Estado da  Bahia, em 2010.


O deputado Bira Corôa se reuniu nos dias 06 e 07/05 desse mês de Maio, em Brasília, com as embaixadas de Angola, Tanzânia e Zimbábue, o presidente da Fundação Palmares,  além de encontro com ministros.


Presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade (CEPI), o Deputado Bira Corôa junto com a CEPI promove Audiências Públicas e Sessões Especiais que visam resolver os problemas enfrentados por boa parte da população, que se concentram em grupos ainda de pouca visibilidade na sociedade, principalmente os Povos e Comunidades Tradicionais (Comunidades Quilombolas, marisqueiras, índios, pescadores, comunidades rurais, entre outros).