Cultura

ROCK DO RETROFOGUETES NO LARGO TEREZA BATISTA DO PELOURINHO 20H

Vide
| 02/05/2009 às 12:20
É hoje o show do Retrofoguetes no Pelô, 20h
Foto: Thiago Cruz
   O Programa Pelourinho Cultural (IPAC) promove, no próximo sábado (2), uma apresentação especial do trio instrumental Retrofoguetes, que fará o seu último show em Salvador, antes de partir para uma turnê de lançamento do novo disco, Chachachá, no sudeste do país.

  A banda formada pelos músicos Morotó Slim, na guitarra, CH, no baixo, e Rex, na bateria, apresenta neste sábado, dia 2, às 20h, no largo Tereza Batista - Pelourinho, o seu inconfundível surf music / rockabilly, com sucessos do primeiro disco, Ativar Retrofoguetes!, além de composições inéditas do seu mais novo CD, Chachachá. O público confere de graça.

Conhecidos como um dos mais virtuosos e carismáticos grupos de rock do cenário independente, os Retrofoguetes acabaram de lançar no Festival Abril Pro Rock, em Recife, o segundo álbum de carreira, num show bastante elogiado pela crítica especializada. 

O novo trabalho dos baianos mostra algumas das muitas influências rítmicas que norteiam o universo de cada um dos músicos-compositores da banda. Ao longo das 14 faixas do Chachachá, ouve-se rockabilly, polka, mambo, tango, música italiana, swing jazz e o tradicional surf music. Essa liberdade musical conquistada pelos Retrofoguetes nas gravações e composições, também é facilmente percebida no palco.


Em entrevista, o baixista, CH Straatmann, adiantou um pouco do que o público vai conferir neste sábado, no Pelô. "Tocaremos algumas músicas do nosso primeiro disco, Ativar Retrofoguetes!, e as do novo CD. O show tem mais algumas novidades, e é exatamente o mesmo que levaremos nessa mini-turnê. Mas daremos destaque às composições do Chachachá", conta.


ELOGIOS


O músico avalia o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa Pelourinho Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

"É um projeto que mantém nosso Centro Histórico em constante atividade cultural; permite que os comerciantes locais tenham uma renda sustentável dos seus produtos, melhorando a qualidade da sua mão de obra; também permite que a cadeia de produtores, artistas, enfim, profissionais do ramo, tenham um local privilegiado e estruturado para a realização das suas apresentações. Além disso, é oferecido uma programação de qualidade, com eventos gratuitos, permitindo aos turistas e a população em geral, o acesso ao que há de melhor em nossa cultura, fazendo do Pelourinho uma janela para o mundo", conclui.


A banda adverte que este ainda não será o show do lançamento oficial do novo álbum, na Bahia. "Resolvemos aproveitar a concentração da mídia especializada do país presente no Festival Abril Pro Rock de Recife, que é uma das maiores vitrines da música independente no Brasil, para fazermos um lançamento nacional do novo disco. Para Salvador, que é a nossa terra, gostaríamos de fazer uma coisa especial e bem planejada", revela. 


Por enquanto, os Retrofoguetes ainda não disponibilizaram as músicas do novo CD para audição na internet, a única faixa disponível é "Maldito Mambo!", que está no Myspace (www.myspace.com/retrofoguetes). Mas os rapazes garantem que, em breve, darão uma nova roupagem à esta página na internet, onde colocarão mais músicas do segundo disco. Quem não quiser esperar, o CD já pode ser encontrado nos shows e em algumas lojas de Salvador como a Mídialouca (Rio Vermelho e Pelourinho), Urbanorama e Saraiva Megastore.

 

O trio instrumental segue ganhando elogios da crítica e o carinho do público, garantindo seu lugar no que há de melhor no rock nacional. O resultado é música pop bem-humorada e extremamente visual, como na trilha sonora de um filme imaginário.