Cultura

COITÉ FOLIA ABRE FESTEJOS NA QUINTA EM SUBSTITUIÇÃO A MICARETA

Vide
| 29/04/2009 às 12:17
  P/ Valdemi de Assis, do Calila Notícias

   Após a manifestação dos prefeitos que aconteceu em Salvador, para chamar atenção da opinião pública e dos governos estadual e federal, para a crise que enfrentam os municípios, a Prefeitura de Coité inicia o Coité Folia, festa que substituiu a tradicional micareta que acontecia após a semana santa.

Nos programas eleitorais do ano passado, o prefeito Renato Souza, garantiu a comunidade que eleito, faria nos seus quatro anos de mandato a festa, mesmo dando brecha a criticas da oposição em relação ao seu antecessor, Éwerton Rios, que realizou apenas duas edições, sendo uma com participação financeira da CDL.


A estrutura dos camarotes foi montada com um mês de antecedência, a mesma usada nas festas anteriores. Os serviços de iluminação começaram a ser fixada na manhã de sábado (25).

Segundo a organização, a iluminação será ampliada para as ruas que dão acesso ao circuito da festa, estabelecida em um decreto assinado pelo chefe do executivo, abrangendo a Praça Porcina Rosa, Rua Antonio Calixto, Praça Oito de Dezembro e todas as avenidas da área comercial, desde o mercado a Fonte Luminosa.

A Polícia Rodoviária Estadual irá montar barreiras nas saídas para Riachão do Jacuipe, Retirolândia e Serrinha. 180 policiais militares, mais um efetivo do Corpo de Bombeiro de Feira de Santana e o Esquadrão Águia do 16º Batalhão, vão garantir a segurança.

Um palco está sendo montado na Praça do Mercado, aonde vão se apresentar às bandas locais.

Quatro trios, três carretas e um caminhão truck, serão utilizados para apresentação das bandas.

Somados as apresentações no palco e nos trios, onze shows acontecerão por dia, incluindo Parangolé, Camila Vitorino, Tatu, ex-Araketu, Luizinho e Banda Fabilu, Batukerê, Pega e Fica, Exercita Samba e Hot Sound.


O coordenador do evento, Gildemar Carneiro tem justificado a falta de outros nomes conhecidos do axé. Segundo ele a coincidência de outras seis micaretas nesta mesma data e os recursos disponíveis para a contração não permitirem mais investimentos, diante da crise e queda de receita.


Bloco e festas de camisa
 

A professora Criméia Cedraz vem coordenando o bloco Atitude, que faz parte do projeto saúde e prevenção ás DSTs nas escolas. É quem abre a festa na quinta-feira (30).Os blocos recordar é viver, pela quarta vez vai à avenida, com a animação dos Metais e no repertorio, muita marcha e as músicas que marcaram época, no vocal o cantor Braz. As crianças também terão seu espaço no bloco Plim e a banda Xero Mole que sairá ás 16h de sábado.


Nas ruas vão desfilar o bloco Super Aprovado, organizado por um cursinho pré-vestibular. Eles levarão no final da tarde de domingo para a Avenida, Rodriguinho.

O Revolution Reegae desfilará com o bloco sem corda, "trazendo paz na avenida", disse Chande, um dos lideres do grupo. Eles se apresentam na noite de domingo e será puxado pela banda Monte Sião.


Festas de camisas


Na sexta (01), acontece no Manu's Fest à décima edição do Baião de 2 e no sábado, na AABB, a feijoada do Buxo Xeio. Duas festas que acontecem paralela a Coité Folia.