Cultura

COMPANHIA DE DANÇA DA APAE REALIZA COLÓQUIO SUPERAÇÃO DA PESSOA, 28

Dia 28, terça-feira
| 27/04/2009 às 18:29

A Opaxorô Cia de Dança e Percussão, formada por alunos da Apae Salvador, realiza mesta terça-feira (28) às 9h e às 14h o colóquio Superação da pessoa com deficiência através da dança, que tem o objetivo de discutir o desenvolvimento da pessoa com deficiência através dessa modalidade artística.

O foco principal do debate tem como base o trabalho desenvolvido pela Instituição nos últimos 12 anos. O colóquio integra as atividades previstas para celebrar o Dia Internacional da Dança, e acontece no Centro de Formação e Acompanhamento Profissional (Cefap), da  Apae, na Avenida Jequitaia.


Participam do debate o coordenador da Opaxorô, Antônio Marques, especialista em Fundamento do Ensino da Arte; a coreógrafa da Apae e mestranda em Dança pela Ufba, Janiere Almeida, que abordarão a história da dança e o desenvolvimento artístico dos deficientes intelectuais.


Também participa da discussão a dançarina, Cristiane Florentino, que tem no currículo apresentações com a rainha da Axé Music Daniela Mercure e na peça Vixe Maria Deus e o Diabo na Bahia, que apresentará uma panorama do mercado da dança e as perspectivas de inclusão. Para falar sobre a superação dos limites da deficiência através da dança, o ex-aprendiz e dançarino da Apae, Ademilton Reis, hoje instrutor de dança da Instituição, contará sua história pessoal, mostrando como a dança foi fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional.


Uma exposição fotográfica com os principais espetáculos apresentados pela Opaxorô contará a trajetória de sucesso da Cia. O corpo de baile do grupo, formado por jovens com deficiência intelectual e por jovens da comunidade, fará apresentação dos trechos das coreografias Warrior's, Contando História, Orquestra de Atabaques e Do Sarau ao Happy Hour, espetáculos de grande sucesso grupo. O evento terá a participação do grupo de Street Dance formado por jovens da Cidade Baixa, onde farão uma performance de dança de rua. O evento é aberto ao público.