Cultura

ACBEU LANÇA PROJETO ACCESS PARA ENSINO INGLÊS A JOVENS DE BAIXA RENDA

vide
| 19/04/2009 às 15:28
A entrega do certificado de participação será na quinta-feira, 23
Foto: Lais Cavalcante

Na próxima quinta-feira, dia 23, a ACBEU - Associação Cultural Brasil Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Estado dos EUA e a Embaixada Americana, lança o Projeto ACCESS, que visa promover o ensino de inglês para jovens estudantes comprovadamente de baixa renda e que estejam cursando o nível médio em escolas públicas.

Na ocasião, o presidente da ACBEU, Arthur Guimarães Sampaio, e a superintendente acadêmica, Athiná Arcadinos Leite, irão receber o adido cultural da Embaixada dos EUA, David Hodge, que virá a Salvador para entregar o certificado de participação no programa a 87 estudantes, na faixa etária de 14 a 16 anos, de escolas públicas de Salvador. A solenidade, que vai acontecer no Teatro ACBEU, na Vitória, às 20 horas, deve reunir professores, conselheiros da Associação Cultural, alunos participantes e seus pais.


O projeto do governo americano não inclui apenas o ensino da língua inglesa, é um programa cultural e educacional mais amplo, que envolve palestras extra-curriculares sobre temas diversos e pretende promover conhecimento acerca da cultura dos países, a diversidade etc. Além de garantir o aprendizado do idioma universal, o inglês, fundamental no mercado globalizado, os alunos terão oportunidade de desenvolver novas habilidades, como, por exemplo, o uso da internet.

"" Nós que representamos não apenas uma instituição de ensino, mas um centro cultural, nos sentimos privilegiados em participar deste projeto, que abraçamos com muito entusiasmo. Estaremos atentos para que todos os alunos participantes estejam sempre muito motivados e que sejam bem sucedidos nessa experiência única que estão tendo o privilégio de desfrutar", destaca a superintendente acadêmica da ACBEU, Athiná Arcadinos Leite.


TURMAS

Em Salvador, os 87 alunos participantes foram divididos em turmas de 15 pessoas distribuídas nas três unidades da ACBEU: Vitória, Pituba e Avenida Magalhães Netto. Os estudantes foram selecionados previamente no Colégio Estadual Thales de Azevedo (Costa Azul), Colégio Estadual Raphael Serravale (Pituba) e no Colégio Estadual Odorico Tavares (Vitória), pela proximidade com as unidades da ACBEU, facilitando o acesso deles às aulas de inglês e outras atividades.


Projeto Access


Idealizado pelo Departamento de Estado dos EUA, em 2002, o projeto, que visa oferecer novas possibilidades e perspectivas para jovens estudantes, se tornou realidade em 2003, no Marrocos. De lá pra cá, já atendeu mais de 30 mil alunos de baixa renda em 50 países da África e da Ásia. No ano passado, o programa foi ampliado para América Latina, já tendo sido implantado em cidades como Santiago do Chile, São Paulo e Recife. Em Salvador, o Access está sendo implantado em 2009 com 87 alunos participantes, oriundos de escolas públicas, que já estão tendo aulas totalmente subsidiadas pelo governo americano em parceria com a ACBEU.


O projeto prossegue nas unidades da ACBEU até dezembro de 2010, com seis horas de aula de inglês por semana, durante 2 anos, totalizando 436 horas de exposição à língua inglesa. Todos os livros didáticos também são gratuitos e foram doados pela Editora Macmillan. Além das aulas de inglês, os alunos contam com atividades extra curriculares, como clubes de conversação e de teatro, aulas de reforço, palestras e exibição de filmes. O programa também prevê a realização de projetos comunitários, sendo um por semestre, de preferência nos períodos de recesso das aulas (julho, dezembro ou janeiro). “A idéia é prepará-los para uma experiência de vida significativa, para que possam garantir novas oportunidades, conquistas e desafios”, explica Athiná. “A experiência se dá não apenas através do aprendizado do inglês, mas motivando esses alunos, criando novas perspectivas, oferecendo novos conhecimentos, promovendo a auto-estima desses jovens e incentivando-os a melhorar a realidade ao seu redor através do engajamento nos programas comunitários que serão desenvolvidos”, completa.



Os 87 participantes também contam com todos os benefícios oferecidos normalmente aos estudantes da instituição. Eles podem usar a biblioteca, ter acesso ao uso de computadores e Internet, freqüentar a Galeria de Arte e têm direito a descontos na programação do Teatro ACBEU.