Cultura

SALVADOR ORGANIZA PINACOTECA COM EXPO DE ARTISTAS BAIANOS

Vide
| 13/04/2009 às 14:10
No próximo ano os baianos poderão ter uma Pinacoteca Municipal com acervo de todos os mestres das artes plásticas da Bahia. O local escolhido para a implantação desse  espaço de cultura e arte é o mesmo onde funcionava o Teatro Gregório de Mattos, ao lado do Espaço Unibanco de Cinema, na Praça Castro Alves.

  O ambiente terá ainda um salão permanente de artes plásticas baianas, com exposições das obras de artistas baianos como Presciliano Silva, Mendonça Filho, Jenner Augusto, Pancetti e Mário Cravo. Todos os expressionistas do século passado lá estarão. A inauguração está prevista para daqui a 15 meses. O futuro empreendimento artístico da cidade vai contar com o selo de apoio da Petrobras.
 
artesplasticas0050Espaço de artes

Nas instalações da Pinacoteca deve funcionar também uma escola não-formal de artes plásticas, como local para a garotada que vive exclusa e nas drogas, no entorno do centro da cidade. No ambiente serão ensinadas técnicas de grafite, pintura e xilogravura.

Será um espaço de multiuso com uma função social forte, com o objetivo de resgatar a dignidade humana e a inclusão social. O projeto de criação da Pinacoteca Municipal está no bojo da revitalização do Centro da cidade, que incluirá também a recuperação da Ladeira da Montanha e a construção do Teatro Municipal de Salvador.