Cultura

SEMANA SANTA: FESTA NO CENTRO HISTÓRICO COMEÇA NO DOMINGO DE RAMOS, 5

Vide
| 01/04/2009 às 23:42
Representação artística de Jesus negro
Foto: Foto: Rep
  Este ano, a Semana Santa de Salvador, que acontecerá de 5 a 12 de abril, reunirá atividades religiosas e culturais. O evento é promovido pela Arquidiocese em parceria com a Prefeitura Municipal e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
   Durante o período, 15 igrejas vão participar do espetáculo da Paixão de Cristo que será encenada todos os dias, no Centro Histórico de Salvador, da Piedade até Santo Antônio Além do Carmo.


   Na Semana Santa são rememorados a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, sendo um marco para os fiéis por relembrar e atualizar ensinamentos e fatos bíblicos que constituem princípios básicos do catolicismo. As atividades começam no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa.

   O  objetivo é também enfatizar a cultura baiana. Os atores negros interpretarão Jesus e Maria, Josehr Santos e Negra Jô. Haverá ainda a participação das meninas da Banda Didá e de 48 alunos da UFBA.


   A celebração engloba ações diárias, com missas e procissões. Mais de 80 mil espectadores, entre soteropolitanos e turistas são esperados para participar dos eventos, tão importantes para a Igreja Católica. O trabalho tem  foco ainda no incentivo ao turismo religioso na capital baiana.


Programação


Domingo de Ramos (5/04)


Caminhada do Campo Grande à Praça Municipal, às 8 horas. Em frente ao Teatro Castro Alves será montada uma estrutura móvel para as encenações do fato bíblico que é revivido pelos católicos, e para bênção. O carro irá seguir a procissão sempre apresentando a mesma cena bíblica da entrada de Jesus em Jerusalém.  Na chegada à praça, será realizada a missa em altar armado nas escadarias do Palácio Thomé de Souza.


Segunda, terça e quarta (6, 7 e 8/04)


Exposições de Santas Ceias e apresentação da Paixão Virtual no térreo do Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé. Além das missas, as igrejas do Centro Historio terão apresentações de concertos sinfônicos barrocos.


Quinta-feira Santa (9/04)


Missa dos Santos Óleos, com o Coral Barroco da Bahia, na Catedral Basílica, às 10 horas. À partir das 17 horas será realizado o Lava Pés. Em seguida acontece a Missa da Instituição da Eucaristia. A partir das 18h30, no Terreiro de Jesus, haverá a representação teatral dos fatos bíblicos relembrados pela liturgia da celebração que aconteceu dentro da Catedral.  Duas cenas serão interpretadas: o lava pés e a instituição da Eucaristia.


Sexta-feira da paixão (10/04)


Salvador celebra a Sexta Feira da Paixão com a tradicional procissão que sai da Ordem Terceira do Carmo até a Catedral e depois segue até a Praça Municipal, retornando à Catedral. Este ano, o Cortejo do Senhor Morto será acompanhado pelos tambores da Banda Didá. A encenação da crucificação de Jesus Cristo, no Largo do Carmo, será o ponto inicial da procissão, que segue até a Praça Municipal, onde o Cardeal vai proferir o Sermão da Paixão, das escadarias do Palácio Tomé de Souza.


Sábado de Aleluia (11/04)


É o momento do anúncio da Ressurreição. No Terreiro de Jesus, o cardeal Dom Geraldo Majella dará as bênçãos do fogo e da água. A Vigília Pascal será celebrada, a partir das 20 horas, na Catedral Basílica e, após a celebração, haverá a encenação da aparição do anjo e da ressurreição de Jesus Cristo em palco montado na área externa, em frente a antiga sede da Faculdade de Medicina da Ufba.


Domingo de Páscoa (12/04)


A partir das 10 horas a missa na Catedral Basílica encerra as comemorações da Santa Semana em Salvador