Cultura

DOMINGO TEM CONVERSA DE BAMBA NO CULTURAL SITOC, PELOURINHO

Vide
| 01/04/2009 às 14:04
Cartaz do Conversa de Bamba, domingo, 20h
Foto: Foto do cartaz

   Uma Conversa de Bamba aula-espetáculo com a presença do cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz e de Denise Barata, professora da UERJ que estuda as produções musicais brasileiras de matrizes africanas, acontece neste domingo (05), às 16h, no Bar Cultural Sitoc, Rua do Passo, n.40 - Pelourinho.

  Contará com a participação do músico Marcos Santana e do grupo Os Íntimos.

O objetivo do evento é a instauração de um espaço que conjugue a discussão e a apreciação do samba.


   Criado em Oswaldo Cruz
, Marquinhos conviveu com pessoas que foram marcantes na sua formação de sambista como Argemiro, Monarco, Alberto Lonato, Jair do Cavaquinho, Casquinha, Tia Doca e Manacéia. E a partir desses contatos, unificou seu trabalho musical com movimentos de valorização do bairro de Oswaldo Cruz, tais como o Acorda Oswaldo Cruz, Os Cantos da Cidade e a recriação do Pagode do Trem, realizado no dia 2 de dezembro, em comemoração ao Dia Nacional do Samba.


   Denise Barata
é professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Oralidade e Memória Africana e da Diáspora e o grupo de pesquisa Saberes e Fazeres da Diáspora Africana no Brasil.

   Seus trabalhos discutem as práticas simbólicas provenientes da tradição afro-brasileira e refletem sobre as possibilidades de manutenção, difusão e visibilização dos espaços de construção de conhecimento de tradição afro-descendente que consideram e valorizam outras formas de pensar o mundo em contraponto com o que se tenta instaurar e difundir hegemonicamente como conhecimento, beleza e organização política. Além de seu trabalho acadêmico, Denise atua, também, como diretora artístico-musical de espetáculos de sambistas cariocas.