Cultura

LIVRO E MOSTRA KABUM MIX, NOVOS OLHARES SOBRE O MUNDO, EM SALVADOR

Vide
| 27/03/2009 às 13:18
   No próximo dia 31, o Oi Futuro, em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa, de Salvador, lança o livro "Kabum! Mix - Novos Olhares sobre o Mundo", e abre também a Mostra "Kabum! Mix" que abrange parte das artes que estão expostas no livro. 

   O Projeto Kabum! Mix estimulou e deu visibilidade à criação artística de jovens formados na Oi Kabum! - Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro. Eles elaboraram fotos, vídeos e cartazes que estão sendo publicados e expostos em uma Mostra itinerante.

   A exposição, que chega agora a Salvador, já visitou a cidade do Rio de Janeiro, a Argentina, a Espanha e o México. O livro traz também encartado um DVD que reúne registros, imagens, entrevistas e depoimentos sobre o Projeto.


  O Kabum! Mix foi idealizado por Felipe Taborda, a partir de uma releitura que ele fez do projeto do designer francês Alain Le Quernec. Taborda reuniu dezenas de jovens numa série de eventos nas cidades de Salvador, Recife e Rio de Janeiro com a proposta de gerarem cartazes sobre Água, Direitos Humanos e Gravidez Precoce - temáticas que são atuais e próximas à realidade da população jovem. No ano passado, os jovens dos três estados participaram de palestras com Alain e Felipe e de workshops com designers locais, que ajudaram no desenvolvimento das artes. Foram selecionados três cartazes de cada estado, produzidos individualmente e em grupo.


  EM SALVADOR
 
  Em Salvador, o projeto teve a participação dos designers Enéas Guerra, Maria Helena Pereira da Silva e Ray Vianna, todos com obras instaladas em espaços públicos da Bahia, e trabalhos premiados no Brasil e no exterior. Eles orientaram os jovens na concepção dos cartazes, com o estímulo à exploração de linguagens diversas. Além dos cartazes, estarão em exibição outros trabalhos criados pelos jovens da Oi Kabum!, como fotos de making of, do processo de criação e imagens dos workshops.


"É um prazer podermos trazer, com esta mostra itinerante, os trabalhos destes jovens ao conhecimento do público de Salvador, justamente pela importância e contribuição cultural ímpar deste estado à história deste País, e que vai ao encontro dos propósitos por nós disseminados no aprendizado das escolas Oi Kabum!", frisa Maria Arlete Gonçalves, Diretora de Cultura do Oi Futuro.  "A experiência foi muita rica para estes jovens, pois permitiu que transmitissem em imagens, conceitos importantes para eles e para toda a sociedade. Além disso, a convivência com designers experientes representou um grande aperfeiçoamento técnico e artístico e o resultado comprova o potencial de nossa juventude, que ao ter oportunidades, explode seu talento e faz a diferença", destaca Isabel Gouvêa, Coordenadora da unidade da Oi Kabum!, em Salvador. 


JOVENS ARTISTAS:


Um dos jovens que participaram do Projeto, Rafael Leal, 21 anos, desenvolveu o cartaz sob o tema "Água", que foi selecionado para a  Mostra Itinerante. Proveniente da primeira turma da Oi Kabum! de Salvador, Rafael sempre foi um apaixonado pelas artes, e conta que, com o aprendizado de fotografia na Oi Kabum!, pôde dar vazão a seus interesses e desenvolver suas habilidades artísticas. Além dos trabalhos que hoje executa como free lancer, Rafael destaca que a escola lhe proporcionou aprofundar sua atuação em movimentos sociais nos bairros Boca do Rio, onde morou, e Amaralina, onde hoje reside.

Além da profissionalização o desejo do aluno é que, com o livro e a exposição, mais pessoas passem a conhecer seu estilo e experiências que o levaram também a cursar hoje o Curso de Design na UNEB - Universidade Estadual da Bahia.  

Já Camila Souza, 19 anos, entrou com 16 anos na Oi kabum!, e lembra que participou do Kabum! Mix com o tema "Direitos Humanos". Formada, pela Oi Kabum! em 2008, além de atuar, hoje, no Núcleo de Produção da Escola, é monitora das novas turmas de fotografia.

Camila observa que levou as vivências da Oi Kabum! não só para o ambiente profissional, mas para o Grupo de Teatro "Kulturarte", do bairro Plataforma, onde mora. Fundado também por um ex-aluno da Oi Kabum! o grupo é, para ela, um espaço onde pode explorar as linguagens artístico-culturais que aprendeu. Sua intenção hoje é de prestar vestibular para Produção Audio Visual.

Os trabalhos destes, e de outros jovens, podem ser conferidos tanto no livro, quanto na exposição.


INFLUÊNCIAS:


Designers que atuam na Bahia, e que participaram da etapa da Kabum! Mix em Salvador  foram, segundo os jovens artistas, fundamentais para o estudo e concepção das artes durante toda a realização do Projeto. O designer paulista Enéas Guerra, que reside na Bahia desde a década de 70 explorou os traços de identificação cultural com o Nordeste, uma ponto marcante em seus trabalhos, por ser esta a região de origem de seus avós. 

A designer e arquiteta paulista, Maria Helena Pereira da Silva trouxe as influências do design em identidades visuais. Dentre seus trabalhos destacam-se logotipos e design visual de espaços culturais, como Museu da Gastronomia Baiana, Trapiche Barnabé - Centro Audiovisual da Bahia, Casa Museu Solar Santo Antonio, Memorial das Baianas e Galeria Fundação Pierre Verger.

Ray Vianna artista plástico, designer e cenógrafo criador da estética visual da Timbalada, com a pintura de corpo, repassou sua experiência provinda da atuação no movimento artístico e cultural baiano, e nas interferências de rua no carnaval da Bahia e criação de projetos artísticos arrojados de trios elétricos e bandas como Carlinhos Bronw, Ivete Sangalo, Margarete Menezes e Gilberto Gil.