Cultura

TRAJETÓRIA DOS NEGROS NO BRASIL SERÁ ENCENADA NESTA TERÇA, PELOURINHO

Vide
| 23/03/2009 às 09:12
Peça será encenada no Pelourinho dias 24 e 26 de março
Foto: Foto: Div

Montagem da Companhia Teatral Abdias do Nascimento será encenada no Pelô, nesta terça (24) e quinta (26), com uma apresentação poética e vigorosa sobre a trajetória dos negros no Brasil, do Brasil-Colônia à realidade atual.


O espetáculo "O dia 14", da Companhia Teatral Abdias Nascimento (CAN), estará em cartaz, nos dias 24 e 26 de março, terça e quinta, respectivamente, às 19h, no Largo Pedro Archanjo. As duas apresentações têm entrada franca.


A montagem do dramaturgo e diretor baiano, Ângelo Flávio, integra a comemoração do mês do Teatro e do Circo, promovido pelo Programa  Pelourinho Cultural (IPAC), em parceria com a  Diretoria de  Teatro do FUNCEB. O projeto  "Tem Teatro no Pelô" oferece gratuitamente ao público quatro espetáculos teatrais durante o mês de março, sempre às 19h.


"O dia 14" conta de forma atemporal a trajetória da diáspora negra do Brasil-Colônia até os dias atuais, através de uma encenação poética e vigorosa. O espetáculo recebeu seis indicações ao Prêmio Braskem de Teatro, incluindo melhor espetáculo, direção, dramaturgia, atriz, ator e revelação.


Ângelo Flávio, diretor do espetáculo, mergulha na desigualdade social brasileira e mostra a trajetória dos negros desde o navio negreiro até os dias atuais, além das frequentes chacinas que têm vitimado a periferia da cidade. Formado em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA, Ângelo é um dos novos talentos da dramaturgia baiana. Sua trajetória está ligada  à militância política em defesa dos direitos humanos, através da arte engajada e repleta de experimentações estéticas.


Ficha Técnica:


Direção e dramaturgia: Ângelo Flávio (As Irmãs de Brecht / A Casa dos  Espectros)

Assistente de direção: Camila Bonifácio (PSICOSE / As Conjuradas)


Com o "Coletivo de Atores  Negros Abdias Nascimento":
Ive Carvalho (PSICOSE/ Sonho de Uma Noite de Verão), Vitória  Bispo (Atores do Tempo Encarnado / A Casa dos Espectros), Cleiton Luz (O Cid), Heloisa Machado (O Dia 14, indicação de Melhor Atriz), Léo Santys (O dia 14, indicação de Melhor  Ator) e Fernando Neves (filme Eu me Lembro)


Cenografia: Aloísio Antônio e Marcos Costa (A Casa dos Espectros)

Coreografia: Liu Árison

Produção: CAN e Daniele Borges

Design Gráfico: Cristiano Borges

Divulgação: Maíra Azevedo, Instituto de Mídia Étnica e Marcelo de Trói

Trilha Sonora: Dão e Cláudio Manoel

Operador de Som: Ismael Fagundes

Iluminação: José  Carlos N´gão

Operação de Luz: Felix

Preparação corporal, figurino e maquiagem: Ângelo Flávio