Cultura

MULHERES QUE CANTAM E ENCANTAM NESTA SEXTA NA PRAÇA TEREZA BATISTA

Vide
| 20/03/2009 às 09:02
O espetáculo "Mulheres que cantam e encantam" celebra o mês delas com a participação das artistas Donna Liu, Jô Calado, Vânia Oliveira, Negra Jhow e  Rosângela Athayde. 


Dança, poesia, artes plásticas e moda afro pedem passagem em mais uma homenagem  às mulheres no Centro Histórico de Salvador. O público pode conferir gratuitamente, o evento que acontece nesta sexta-feira (20), na Praça Tereza Batista, a partir das 19h.

O show vai reunir mulheres de diferentes estilos, que utilizam a arte como meio de manifestação cultural e ideológica. Entre as apresentações previstas para a noite, destaque para a cantora e compositora Donna Liu, que apresentará o seu novo projeto de samba clássico brasileiro, interpretando nomes como Cartola, Pixinguinha,

Gonzaguinha e Baden Powell. Liu estará acompanhada por um trio de músicos - André (violão), Alex e Cherliston (percussão) do grupo Samba por um Triz.


REGGAE

O reggae também faz parte da programação da noite na voz de Jô Calado. A poetisa Gislene Santana, de 22 anos, também vai mostrar a sua arte, recitando poesias produzidas durante o decorrer dos seus oito anos de carreira, que já lhe renderam três livretos, além de participação em diversas coletâneas.


Formada pela Universidade Federal da Bahia, a dançarina Vânia Oliveira se especializou na tradicional dança afro e realiza diversas oficinas nos bairros da periferia de Salvador e no interior da Bahia. Nesta sexta, ela vai apresentar a beleza e o encanto da dança afro contemporânea, que fascina não só turistas, mas conquista também o respeito, a admiração e o orgulho de toda a população negra.


As artes visuais têm espaço garantido,  através de Rosângela Athayde - nascida no Pelourinho -, que utiliza o cenário do Centro Histórico como fonte de inspiração para suas pinturas. "Minhas telas mostram a beleza da nossa cidade e a beleza da mulher. Eu pinto o universo feminino", conta Rosângela. Já a mostra de moda afro, fica por conta da esteticista Negra Jhow, que vai mostrar ao público o seu trabalho de estética voltado para a beleza negra, baseado nos antepassados da cultura-afro.