Cultura

NAIRZINHA MINISTRA AULA INAUGURAL DA HORA DA CRIANÇA, SEXTA-FEIRA

Vide
| 11/03/2009 às 18:08
A cantora e compositora Nairzinha, ex-integrante da HC, mostra a cultura da brincadeira A cultura da Brincadeira a serviço da infância. É dessa forma que a Hora da Criança (HC), instituição conveniada a SEC, inicia, nesta sexta-feira (13), as atividades deste ano, durante aula inaugural com a cantora e compositora Nairzinha.

O evento começa às 17h e acontece no Teatro Hora da Criança, na Av. Lucaia s/n, Rio Vermelho. A entrada é gratuita. Com o objetivo de resgatar a cultura da brincadeira e tendo como propósito encenar neste ano a revista teatral Infância, de autoria de Adroaldo Ribeiro Costa (fundador da HC), a instituição, que trabalha com arte-educação para cerca de 400 alunos, convidou sua ex-integrante para mostrar o trabalho que desenvolve, no mundo, sobre a identidade cultural brasileira.
 
Segundo Nairzinha, nada diferente do que os meninos e meninas da Hora da Criança, "que tem um saber ímpar", desenvolvem no dia-a-dia.

Nairzinha, que realiza um trabalho com 300 crianças da periferia de Salvador- sendo destas 200 integrantes da Orquestra Cirandando Brasil que insere nas cantigas de roda arranjos de Villa- Lobos-, já capacitou 5.800 profissionais da educação na Bahia e partiu para o exterior como Alemanha, países africanos e Portugal, com quem mantém intercâmbio. Para a diretora-presidente da Hora da Criança, Josélia Santos, o trabalho de Nairzinha é afim ao da HC, quando o assunto é cultura da brincadeira.
 
"A HC é uma instituição que está viva há 65 anos e tem no seu repertório o trabalho com a cultura da brincadeira, como na revista Infância, que explicita o universo da criança", explica Josélia Santos.