Cultura

ÓPERA DA CIDADANIA FAZ ESPETÁCULO NO PELOURINHO PRÓXIMO DIA 10

Veja programação
| 06/03/2009 às 19:10

Em comemoração ao Mês do Teatro e do Circo, o Programa Pelourinho Cultural (IPAC) e a Diretoria de Teatro da FUNCEB promovem uma série de espetáculos gratuitos, para toda família, no Centro Histórico de Salvador.


Integrando as comemorações ao Mês do Teatro e do Circo, o projeto Tem Teatro no Pelô, em sua segunda edição, traz neste mês de março uma programação especial para o largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. Entre os dias 10 e 26, sempre às 19h, quatro espetáculos ao ar livre, unidos pelo tema "O Teatro Negro na Bahia", traduzem a estética, as histórias e pesquisas sobre a cultura de matriz africana. As apresentações são gratuitas.


Promovida pela diretoria de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, em parceria com o Programa Pelourinho Cultural (IPAC), a programação busca valorizar a matriz africana com a diversidade de suas manifestações. O projeto segue as diretrizes da Secretaria de Cultura do Estado, a partir de ações como o Carnaval Ouro Negro e a homenagem aos afoxés.  


O universo dos espetáculos escolhidos reúne um conjunto de cenas, ritmos, cores e corpos a serem exibidos ao público que frequenta o Pelourinho. Entre eles está a diversidade do infantil, adulto e musical.


O diretor de Teatro da FUNCEB, Ney Wendel, chama atenção para a Ópera da Cidadania, um musical com policiais militares em cena, que aborda questões relacionadas à cultura, cidadania e segurança pública. O espetáculo convida o público a se identificar com os personagens e a percorrer com eles algumas festas populares da Bahia, numa dinâmica que encanta pela magia e musicalidade.


PROGRAMAÇÃO:


Ópera da Cidadania - Grupo de Teatro da PMBA - Um musical que encena a hospitalidade do baiano e aborda questões relacionadas à cultura negra, cidadania e segurança pública.

Quando: 10 e 17, às 19h, gratuito, largo Pedro Archanjo - Pelourinho.


Áfricas - Bando de Teatro Olodum - aborda o continente africano através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade.

Quando: 19, às 19h, gratuito, largo Pedro Archanjo - Pelourinho.


Meu Nome é Brasil - Dudú Odara - Grupo de Teatro Negro - retrata o Brasil da escravidão e o Brasil atual, usando técnicas de Teatro Invisível, colocando em cheque a situação do negro da sociedade brasileira.

Quando: 14 e 21, às 19h, gratuito, largo Pedro Archanjo - Pelourinho.


Cia. Teatral Abdias Nascimento - através de uma encenação poética e vigorosa, conta de forma atemporal a trajetória da diáspora negra do Brasil-Colônia até os dias atuais.

Quando: 24 e 26, às 19h, gratuito, largo Pedro Archanjo - Pelourinho.