Cultura

GAL COSTA COMEMORA NO PORTO DA BARRA 40 ANOS DO SEU PRIMEIRO DISCO

Vide
| 06/03/2009 às 08:14
Gal Costa completa 40 anos do seu primeiro disco
Foto: Foto: BJá
 

A cantora baiana Gal Costa comemora neste sábado, a partir das 21h30, na praia do Porto Barra, os 40 anos de gravação do seu primeiro disco. O show em voz e violão integra a programação do primeiro dia do Projeto Espicha Verão, idealizado pela Bahiatursa.


Segundo a produção da artista, que se encontra em Nova York, o repertório ainda não foi definido. Apesar disso, Gal Costa deve cantar os principais sucessos da carreira e disco lançado em 1969 que leva o seu nome e inclui canções como Baby, Divino Maravilhoso, Alegria Alegria, entre outros.


Além de Gal, a estreia do Espicha Verão, que vai homenagear as mulheres e tem como principal atração o Praia 24 horas, também contará com atrações como Márcia Short, Catia Guima e Carla Visi, que formam o EME XXI. O projeto, que na capital acontece nos dias 7, 14 e 21 deste mês, também contará com atividades esportivas e a participação de artistas plásticos, representantes da cultura popular.


No interior, a programação ocorrerá nas cidades de Ilhéus (14) Itacaré (14 e 21/03), Porto Seguro (21/03), e Chapada Diamantina, como uma forma de prolongar a temporada dos turistas também nesses locais. A ideia, segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, é fazer com que a taxa de ocupação dos hotéis, nas regiões onde ocorrem o projeto, se mantenham na média da alta estação.


Este ano, 18 operadoras de turismo filiadas à Braztoa esperam comercializar pacotes de viagem para aproximadamente 40 mil pessoas para o período do projeto. O número equivale a 10% do total de turistas que visitaram Salvador durante o Carnaval.


Além das homenagens ao Dia Internacional da Mulher, o projeto também reverencia os 100 anos de Carmem Miranda e o poeta Vinicius de Moraes, que morou na Bahia até os últimos dias de vida.


Ao todo, 33 atrações musicais passarão pelo palco flutuante, que fica no mar da Baía de Todos-os-Santos e no palco terrestre, que fica no Marco do Descobrimento do Porto da Barra. "Serão mais de 30 horas de música, 12 grupos de cultura popular e mais de 30 artistas plásticos durante os três dias do evento", informou Emília. No ano passado o público presente no Porto da Barra foi de quase 150 mil pessoas, segundo dados estimados pela Polícia Militar.


Quem for conferir os agitos do Porto da Barra também poderá curtir ainda a Praça das Artes, onde artistas baianos pintarão quadros temáticos; uma feira de artesanato; um espaço de convivência com penteados afros e outras atividades; o cinema livre da Petrobras e os passeios de barco ao redor do palco flutuante. 


Infraestrutura 

Segundo a Polícia Militar, um efetivo de 200 homens foi convocado para atuar na segurança de baianos e turistas no evento, 24 horas. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) também estará presente com policiais civis no local. Um posto de saúde funcionará com seis profissionais de plantão.


A prefeitura de Salvador vai atuar com o ordenamento e fiscalização do trânsito (Transalvador), iluminação pública, cadastramento dos ambulantes, instalação de 20 sanitários químicos e organização do comércio informal. Segundo o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, 100 vendedores ambulantes já se cadastraram para trabalhar durante o evento.