Cultura

NOTIFICAÇÃO PÚBLICA ASSINADA VISANDO AFOXÉS COM PATRIMÔNIO IMATERIAL

vide
| 11/02/2009 às 15:27

O Governador Jaques Wagner e o Secretário da Cultura Márcio Meirelles assinam na noite desta quarta-feira (11) a notificação pública que inicia oficialmente os estudos que propõem os Afoxés como patrimônio imaterial da Bahia. O trabalho para a concessão do título está previsto para começar após o carnaval e deve durar cerca de um ano. O anúncio será feito durante o lançamento do Catálogo Carnaval Ouro Negro, que acontece a partir das 19h, no Teatro Castro Alves.


A publicação homenageia as 117 entidades apoiadas pelo Programa Carnaval Ouro Negro, programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Bilíngüe (em português e inglês), a publicação de 208 páginas traz o perfil de todos os blocos apoiados. O objetivo é promover e dar visibilidade aos blocos de matriz africana, atraindo não só novos foliões como também patrocinadores para os desfiles dessas entidades.


Filhos de Gandhy no
Carnaval do Pelô


Destaque da "Folia de Momo" em 2009, o Filhos de Gandhy mantém o Largo do Pelourinho para iniciar as comemorações pelos 60 anos do grupo neste carnaval, cujo tema homenageia os afoxés. A apresentação acontece na sexta-feira (20), das 18h às 20h. Pelo mesmo palco passarão durante a folia os afoxés Filhos de Congo, Ijexá da Bahia, Bira Reis e Banda Kizumba, dentre outros grupos. Temáticos, os espaços do Carnaval do Pelô contemplam diferentes estilos musicais e é no Largo do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco que os blocos carnavalescos de matriz africana farão suas performances.