Cultura

SECRETARIA CULTURA ABRE SELEÇÃO PARA PROJETOS ANO DA FRANÇA NO BRASIL

Vide
| 07/02/2009 às 19:21
Projetos devem ser inscritos na Secult até 27 de março próximo
Foto:

  A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia vai disponibilizar R$ 1,2 milhão, através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), para projetos artísticos referentes ao Ano da França no Brasil chancelados pelo Comitê Misto Brasil-França.
 
   O Ano da França no Brasil, série de eventos que acontecem de abril a novembro, pretende aproximar os dois países através da colaboração mútua de cidadãos, representantes oficiais, recursos econômicos, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores e mídia.


   A Bahia é o estado com a terceira programação mais extensa do Ano da França no Brasil. "Existem aproximadamente 35 projetos chancelados para ocorrer na Bahia, e outros que eventualmente podem vir a circular pelo estado", explica a assessora de Relações Internacionais da Secult-BA, Monique Badaró.

   "É preciso ficar claro que apenas a chancela não garante a execução. Os projetos precisam do comprometimento de um parceiro na França, que também deve entrar com recursos", ela explica. "Os recursos que estamos disponibilizando pelo Fundo de Cultura vão custear no máximo 60% do valor do projeto. Os 40% restantes devem ser arcados pela parceria francesa e obedecer a critérios que definimos como fundamentais para receber o apoio", completa.


  SELEÇÃO PÚBLICA

"Somos o primeiro estado brasileiro a lançar uma seleção pública para o Ano da França no Brasil", comemora o secretário de Cultura, Márcio Meirelles. "Queremos o maior número possível de projetos, que sejam de qualidade, que tenham desdobramentos. O Ano da França existe para aprofundar e tornar duradoura a relação entre os dois países", completa.


O Ano da França no Brasil foi lançado oficialmente em 23 de dezembro de 2008, no Rio de Janeiro, pelos presidentes Luís Ignácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy. Na Bahia, os primeiros projetos, previstos para acontecer em abril, no Museu de Arte Moderna, são as exposições "Nuancier" e "Dormir", de Pierre David, que abordam a problemática da representação e da instrumentalização do corpo.


Outro projeto já confirmado é o espetáculo franco-baiano "Tempestade 13º Sul", baseado no clássico "A Tempestade", de William Shakespeare, com direção de Gilles Pastor. Produzido desde outubro de 2008, o espetáculo é fruto de pesquisas realizadas na Bahia pelo diretor francês, no âmbito do Programa Artistas Residentes (PAR) da Secult-BA. Entre os temas da montagem, estão o sincretismo do catolicismo com as religiões afro-brasileiras e o transe no candomblé.  


Inscrições


Os projetos que serão realizados em maio e julho devem se inscrever até 27 de março. Projetos que acontecem em agosto e novembro devem ser inscritos até 19 de junho. O formulário de inscrição é o mesmo usado para inscrever projetos de demanda espontânea e estão disponíveis no site da Secretaria através do link: www.cultura.ba.gov.br/apoioaprojetos/fundodecultura/downloads.


As propostas serão avaliadas por uma comissão e receberão pontuações de 0 a 70, sendo 38 a nota mínima exigida para classificação. A comissão priorizará projetos que tenham como objetivo o amplo acesso do público e a circulação do projeto pelo interior do estado. A escala de pontuação leva em conta critérios como impacto do projeto, qualidade técnica, demonstração de condições objetivas para sua realização, distribuição equilibrada de execução entre Salvador e o interior, diversidade de linguagens artísticas envolvidas, potencial multiplicador, dentre outros.


Encontro com produtor
francês em Feira de Santana


Além do interesse por projetos de caráter permanente, a Secretaria de Cultura quer incluir o interior da Bahia no roteiro de circulação dos espetáculos do Ano da França no Brasil. Como um exemplo dessa intenção, no dia 12 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 8h, no Teatro Maestro Miro, em Feira de Santana, o produtor cultural francês Jean Blaise realiza um bate-papo com produtores culturais do interior, acompanhado pela Superintendente de Cultura da Secult-BA, Ângela Andrade.


Jean Blaise é um dos mais atuantes produtores culturais franceses, responsável pela concepção de uma série de festivais e eventos inovadores, realizados geralmente em locais públicos. Além de divulgar as ações do Ano da França no Brasil, o encontro, promovido pela Secretaria de Cultura, quer estimular o intercâmbio entre artistas locais e estrangeiros, visando à construção de intervenções durante a 3ª Conferência Estadual de Cultura que acontece em 2009.


SERVIÇO

Abertura de inscrições para apoio de projetos do Ano da França no Brasil via FCBA

Quando: até 27/03 (para projetos que acontecem em maio a julho) e até 19/06 (para projetos de agosto a novembro).

Informações: (71) 3103-3007