Cultura

NILDÃO LANÇA SITE E O LIVRO "QUEM PODE, PÓDIO" PRÓXIMO DIA 29

vide
| 19/01/2009 às 17:27
Quem Pode, pódio - uma coletânea bem humorada de cartuns
Foto: Foto / Capa do livro
   O cartunista e designer baiano Nildão lançará, no próximo dia 29 de janeiro, o seu site autoral e o décimo segundo livro de sua carreira: "Quem pode, pódio".

   O evento será realizado a partir das 21h, no Bar Santa Maria, Pita e Nina, que fica no Largo de Santana, no Rio Vermelho. A animação da festa ficará por conta do coletivo DJ Roger n'roll e DJ Rafabela. O lançamento tem apoio do Sinapro-Bahia (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia).


    Com mais de 30 anos de carreira, Nildão publicou o seu primeiro livro - 'Me Segura que eu vou dar um traço' - em 1980. Ao longo desse tempo, o cartunista lançou ainda o livro "Bahia - Odara ou desce", em 89, "Quem não risca não petisca", além do "Penso, Logotipo", lançado no ano passado, e que faz uma brincadeira com imagens e ícones de nosso tempo.

   Premiado inúmeras vezes no Salão do Humor, Nildão também foi um dos homenageados pelo Sinapro-Bahia, com o diploma "Gente que Faz Diferença", no final do ano passado, pelo trabalho que desenvolve em prol da propaganda na Bahia.


POLÊMICA

No ano de 2006, o cartunista criou polêmica ao lançar a série "São Será o Benedito e Outros Santos Geneticamente Modificados". A obra era uma coletânea com 12 postais que traziam imagens de ícones da música e do teatro no corpo de santos da igreja católica.

Entre eles, há uma foto na qual Marilyn Monroe substitui Nossa Senhora de Fátima, na famosa imagem da "Aparição aos Pastorinhos", naquela cena em que aparece com o vestido levantado e esvoaçante. Noutra foto, "São Benedito" aparece com os cabelos à moda "black power". Em outra, se vê Michael Jackson vestido de franciscano, cabelos longos e óculos escuros, com o menino Jesus nos braços.


Nessa nova publicação, longe das polêmicas e totalmente colorida, Nildão retorna às raízes e explora o universo do cartum não verbal. Dividido em quatro módulos, a primeira parte intitulada "Quem pode, pódio" faz uma paródia das relações competitivas da sociedade moderna.
 
Em "o bicho vai pegar" o autor trabalha de forma bem humorada os animais e suas idiossincrasias. Na terceira parte "a noite é uma criança" ele aborda de forma lírica e suave a magia e os mistérios da noite e por último em "Sorria, você "star" na Bahia" Nildão mostra o bom humor do povo baiano.


O site autoral (www.nildao.com.br), criado pelo designer Luiz Celestino, e que será lançado no mesmo dia, pretende mostrar um pouco da obra do cartunista e disponibilizar para o público parte do seu acervo. O site possui uma loja virtual que oferece os produtos criados pelo cartunista tais como: livros, posters, postais e camisetas.