Cultura

MEDIA TRAINING PARA DELEGADOS MELHORAREM ATENDIMENTO À IMPRENSA

Vide
| 09/12/2008 às 19:59
Curso de Treinamento de Midia para delegados e agentes
Foto:
   O curso de Treinamento de Mídia (Media Training) para delegados e agentes da Polícia Civil, promovido pela Secretaria da Segurança Pública com o objetivo de melhorar o relacionamento com os veículos de comunicação começou a ser ministrado hoje (9), na sede da SSP, no Centro Administrativo da Bahia. O treinamento também visa a compreensão do dia-a-dia dos veículos de imprensa e saber como atuar em momentos de crise.


   A jornalista Vânia Lima, mediadora do curso e representante da Lima Comunicação", explicou que é importante se relacionar bem com a imprensa para combater os boatos e divulgar questões relevantes para a polícia. "A imprensa tem o papel social de informar a população. A imprensa virou um palco, usado por alguns de maneira sensacionalista, mas um bom relacionamento com ela é imprescindível", afirmou.


  Vânia Lima ressaltou que os delegados e agentes de polícia, por exercerem cargo público, devem responder às solicitações da imprensa, mesmo que seja pra explicar que no momento não tem informação suficiente para responder à determinada pergunta ou solicitação. "Faz-se necessário sempre atender à imprensa para que a relação seja sempre cordial e respeitosa", concluiu.


  Além do tratamento à imprensa, o curso enfoca questões como comportamento, objetividade, vestimenta e outros fatores que auxiliam na formação da imagem pública. "A postura e a brevidade nas respostas podem representar mais do que o próprio discurso", afirma a jornalista

Cronograma

A programação do curso incluiu três módulos. O Módulo I: A Imprensa, o Módulo II: Os Veículos de Comunicação (bastidores) e o Módulo III: Eu sou a fonte e agora? Ao longo da explanação de ontem foram abordados temas como a história da mídia no país, a hierarquia de uma redação, os horários, como os veículos funcionam pela manhã e pela tarde e a importância que a imprensa representa hoje para a população.



Vânia ressaltou que a cobertura da imprensa para a segurança pública pode ser dividida em três tipos. Segundo ela, "todos eles são necessários para situar os agentes na hora de passar a informação a um veículo". O primeiro seria "o jornalismo diário e informativo", o qual estabelece um relacionamento profissional e respeitoso da fonte oficial, de quem seria o detentor da informação que será passada ao jornalista.