Cultura

LIA MARA LANÇA "NOVAS SEMENTES" E QUALIFICA 60 PROFESSORES EM SALVADOR

Vide
| 29/11/2008 às 13:18
Figuras representativas do falar em publico e arte (F/Div)
Foto:
  O Projeto Novas Sementes, que introduz a arte, sobretudo o teatro, na rede básica do ensino está qualificando 60 professores pioneiros em Salvador.
 
  "O projeto surgiu da minha percepção enquanto educadora, professora da UFBA. Parti em busca de soluções para reverter os prejuízos que a má utilização do corpo e da voz trazem para o trabalhador em educação e - como reflexo - para aqueles que estão sob os seus cuidados", afirma Lia Mara, sua criadora, coordenadora e responsável pelo fluxo técnico do projeto.
 
  - "A proposta é cuidar da saúde, da oxigenação do professor, a fim de tornar o ensino saudável, com harmonia, bem-estar e bom humor. Cuidar do professor enquanto gente cuidadora de gente, que, pela arte, desenvolva a consciência de seus sentimentos, de sua emoção, de sua postura física, da saúde do seu aparelho e voz - ferramentas indispensáveis para o seu trabalho-, capacitando-o a transitar pela leitura do eu e a leitura do outro. Estes são valores a serem repassados às novas gerações, propondo uma nova convivência entre seres humanos".

  Rouquidão dos professores pelo mau uso das suas caixas de ressonância. Dificuldade de falar em público. Vergonha de se expressar. Gagueira nos alunos e relacionamentos difíceis. Tudo isto causa estresse e estragos incalculáveis na sala de aula e na sociedade. Dificuldade de se auto-conhecer, de se relacionar com os grupos com os quais convive, medo de sair de dentro de si - para a experiente educadora da voz - são sintomas que vão surgindo com o tempo, percebidos nos alunos, com repercussões em adolescências problemáticas.

  A etapa do curso que termina nesta terça-feira, 2 de dezembro, terá como consequência uma cartilha e um CD para posterior treinamento de outros professores instigadores. Ao longo dos anos, constatou-se o crescimento da incidência de professores da rede, em licença médica, motivada por estresse decorrente da atividade profissional.

  A medida em que o professor diagnostica seu estresse profissional e pessoal ele pode ficar mais sensível não só à performance dos alunos mas aos sentimentos deles. Como suporte, foram trabalhadas, nesta qualificação, técnicas para as posturas verbais e não verbais, além de vivências de comunicação, organicidade da fala, corpo, mente e emoção. Foram utilizados jogos dramáticos, improvisações e o ato de contar estórias.

   Foram utilizados também estímulos sonoros e de consciência corporal e vocal aplicáveis no dia a dia dos professores. Lia Mara entende que, para o educador interferir de forma positiva no processo ensino/aprendizagem, é preciso reconhecer e administrar as próprias emoções e revalorizar o seu papel.

  Os educadores participantes do projeto vivenciaram aquilo que se propuseram durante o curso : provocar em seus educandos uma fala organicamente verdadeira.Aprenderam a lidar com as dificuldades enquanto professores visando a sua administração, a manter o foco, ou a atenção para distinguir o que é importante e prioritário.

  Como ainda a transformar o corpo e a fala em brinquedos, imprimindo o impulso necessário na voz para emprestar-lhe alinhamento entre mente, corpo e voz. É o saber se perceber, se ouvir, ouvir o outro e o saber falar. A coordenadora Lia Mara comemora - "Começamos o plantio. Já estamos com a mão na terra qualificando cerca de 60 professores do ensino básico da rede municipal. Não é atoa que nascemos no planeta terra. Daí vamos acariciar a nossa terra regando-a e emitindo novos nasceres de sol na liberdade dos ventos. Botar a mão na terra, na essência, na germinação saudável de um novo ensino básico, na germinação de novas sementes".

  A EQUIPE

AUTORIA, COORDENAÇÃO E FLUXO TÉCNICO Lia Mara Formada em direção teatral pela UFBA. Professora de teatro da Universidade Federal da Bahia, educadora da voz e da desinibição da fala. Atriz, diretora fundadora do Instituto da Fala, com formação em Tai Chi Chuan e instrutora de "Trauma Tem Cura - Sociofobia". COLABORADORES CONVIDADOS Sandra Burgos, educadora Física; Gilberto Santiago, instigador sonoro: Meran Vargens, contadora de estórias Jaci Menezes e Luiz Mafuz, consultores pedagógicos Zélia Uchoa - registro de imagem e som. Agradecimentos do Projeto também a Sérgio Farias. Gestores Prefeito João Henrique Secretário de