Cultura

GALEGOS PROMOVEM FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO NO PRÓXIMO DOMINGO

Vide
| 27/11/2008 às 12:19
  Culinária típica, música e dança vão animar a XXV Confraternização de Gerações Galego-Baianas, que acontece neste domingo, dia 30, no Centro Recreativo União do Rio Tea - Lauro de Freitas.
 
  O evento promovido pela Associação Cultural Caballeros de Santiago acontece anualmente e homenageia os imigrantes da Galícia e descendentes com mais de 70 anos de idade. Na programação da festa, a tradicional "sardiñada" à moda espanhola, acompanhada de pão e vinho dará início ao evento que conta ainda com uma missa celebrada em ação de graças aos homenageados.
 
  Depois da pausa para o almoço, a festa continua com apresentações culturais comandadas pelo Grupo de Dança Caballeros de Santiago, com participação especial do Grupo de Gaiteiros Os Celtas.  E para encerrar a festa, os convidados vão concorrer a uma passagem aérea da Air Europa para a Espanha. A Festa da Geração 2008 acontece a partir das 10h e a entrada custa R$ 25, para adultos, e R$ 15 para crianças entre 9 a 15 anos.


  Imigrantes


  A Bahia possui a terceira maior colônia espanhola do Brasil, com cerca de três mil espanhóis nativos. Segundo estimativas do Consulado Geral da Espanha na Bahia, o universo aumenta para cerca de nove mil pessoas com os descendentes dos espanhóis.
  As maiores colônias estão em São Paulo - onde hoje vivem cerca de 60 mil espanhóis de origem, podendo chegar a mais de 100 mil pessoas incluindo seus descendentes - e no Rio de Janeiro, que registra cerca de 10 mil espanhóis de origem e um universo estimado entre 15 mil e 18 mil espanhóis e descendentes. Segundo registros históricos, entre 1871 e 1920, dos 3,39 milhões emigrantes que entraram no Brasil, 1,3 milhão eram italianos, 901 mil portugueses e 500 mil espanhóis.