Cultura

ODEBRECHT LANÇA "A HISTÓRIA DO BRASIL DE FREI VICENTE DO SALVADOR"

Vide
| 25/11/2008 às 22:17
A professora Maria Leda foi a vencedora do Prêmio Clarival Prado Valladares 2007 (F/Div)
Foto:
  

  Primeiro texto elaborado com a intenção de registrar a história da então colônia portuguesa, A Historia do Brazil, escrita por Frei Vicente do Salvador em 1630, acaba de receber uma nova edição, resultado de pesquisa da professora Maria Lêda Oliveira Alves da Silva, doutora em História pela Universidade Nova de Lisboa e vencedora do Prêmio Clarival do Prado Valladares - 2007.


  A obra de Frei Vicente do Salvador é peça central da historiografia brasileira e referência obrigatória para todos os que pesquisam o Brasil e Portugal dos séculos 16 e 17. Esta nova edição, com o requinte gráfico e editorial das Edições Culturais da Odebrecht, é composta por dois volumes ilustrados - um com o novo estabelecimento do texto para a Historia do Brazil e outro com a análise da professora sobre a obra -, acompanhados por um DVD, onde o leitor tem acesso às imagens digitalizadas dos códices manuscritos da Historia do Brazil.


  O trabalho da professora Maria Lêda Oliveira atualiza as edições feitas por Capistrano de Abreu (1888 e 1918) e por Venâncio Willeke, de 1965, além de propor um novo entendimento sobre o sentido político da obra e sua repercussão entre os contemporâneos letrados do Brasil e de Portugal. Segundo afirma a professora, "editar um texto é muito mais do que transcrever as letras antigas; é, e basta estar aberto a isso, tentar compreender o que se encontra escondido por trás das palavras e das frases do texto. Espero ter conseguido isso".


  O lançamento do livro A Historia do Brasil de Frei Vicente do Salvador - História Política no Império Português do Século XVII (vencedor do Prêmio Clarival do Prado Valladares, promovido pela Odebrecht) acontece na próxima quinta-feira (27), a partir das 19h30, no Palacete das Artes (Graça). O evento, fechado para convidados, contará com palestra e sessão de autógrafos da autora Maria Lêda Oliveira.


O Brasil de Frei Vicente


Nascido na Bahia, no ano de 1567, Frei Vicente pertencia a uma das famílias que ajudaram o primeiro Governador Geral Tomé de Souza a construir a cidade que iria ser a sede do governo civil e eclesiástico de todo o Brasil. No livro acham-se expostos os acontecimentos relativos à formação do Brasil desde 1500 até o governo de Diogo Luís de Oliveira, em 1627.


O livro de Frei Vicente do Salvador toma como fio orientador as atuações políticas dos dirigentes da então colônia. Ao contrário de outras obras do mesmo período, não há interesse especial em descrever a fauna, a flora, nem o modo de ser e de viver do índio. A preocupação principal é com a história civil e política. Não é uma obra dedicada ao exótico, e sim à ação política.


Segundo a professora Maria Lêda, estas características a qualificam como a primeira obra brasileira identificada ao campo da historiografia do Barroco. A Historia do Brazil de Frei Vicente do Salvador está dividida em cinco livros. Os dois primeiros apresentam uma abordagem geral sobre o espaço, humano e geográfico, onde se desenrolarão as cenas historiadas nos livros seguintes. A partir do livro terceiro, o autor passa a seguir as regras estabelecidas, na época barroca, para se escrever um livro dedicado à História: a cronologia e sucessão dos acontecimentos, relacionados às atividades políticas dos governos gerais do Brasil.


Maria Lêda Oliveira chama atenção também para um aspecto pouco conhecido do trabalho de Frei Vicente: o uso recorrente que este faz da chamada "Aritmética Sagrada", um conhecimento muito freqüente entre os letrados da época, embora ainda pouco estudado. "Não foi por acaso que ele escolheu a estrutura dos cinco livros para a sua obra e a narrou a partir de cinco práticas administrativas. O cinco, como é sabido, significa os cinco dedos do Criador; é a simbologia da criação".


A autora


Maria Lêda Oliveira fez a graduação e o mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, estado onde nasceu em 1972. Atualmente é pesquisadora do Centro de Investigação do Patrimônio da Universidade do Algarve, em Portugal. Seu projeto de pesquisa foi escolhido entre os mais de cem inscritos na 4ª edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares e baseou-se em sua tese de doutoramento, aprovada com nota máxima pela banca examinadora da Universidade Nova de Lisboa em 2007.

Sobre o Prêmio


O Prêmio Clarival do Prado Valladares é uma iniciativa da Organização Odebrecht, destinada a patrocinar pesquisas inéditas que tratem de temas ligados à história do Brasil. Seu objetivo é enriquecer o acervo documental do país sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deva ser preservada e difundida. Desde sua primeira edição em 2003, já recebeu mais de 800 projetos de pesquisadores de todas as regiões do Brasil.