Cultura

LIVRO "CURDOS, UMA NAÇÃO ESQUECIDA", LANÇADO EM SALVADOR, QUINTA

Vide
| 25/11/2008 às 13:12
Trabalho é do fotógrafo brasileiro Rpgério Ferrari (Foto/RF)
Foto:
  Será lançado em Salvador, nesta quinta-feira, 27, o livro Curdos, uma Nação Esquecida do fotógrafo brasileiro Rogério Ferrari. Junto com o lançamento, acontece uma exposição de 15 fotografias em preto e branco sobre os curdos refugiados na Turquia.

   Este projeto é resultado da documentação realizada entre novembro de 2002 e fevereiro de 2003, em Diyarbakir. O trabalho possui um caráter exclusivo, pois foi realizado logo após a suspensão do estado de sítio numa região onde a presença de jornalistas é quase nula.

   Rogério Ferrari desenvolve um trabalho de documentação fotográfica sobre povos sem terra e movimentos sociais que aspiram e reivindicam o direito básico de existir com dignidade.

  
   POVOS SEM TERRA

   Rogério Ferrari desenvolve um trabalho de documentação fotográfica sobre povos sem terra e movimentos sociais que aspiram e reivindicam o direito básico de existir com dignidade. Nesse sentido, dispõe de registros sobre a situação dos palestinos diante da ocupação israelense; dos campos de refugiados palestinos na Jordânia e no Líbano; dos campos de refugiados do povo Saaraui, na Argélia; dos Territórios ocupados pelo Marrocos, no Saara ocidental; do movimento Zapatistas, no México; do MST, no Brasil; dos refugiados na Guatemala; da queda do muro de Berlim; da revolução sandinista, na Nicarágua; das mães da Praça de maio, na Argentina. Além disso, é autor editor do livro Palestina A Eloquência do Sangue,2004; co-autor do livro Zapatistas, A Velocidade do Sonho, 2006; Curdos, Uma Nação Esquecida,2007; e autor do livro Palestine, editora Passager Clandestin, França, 2008.


   O Livro tem 112 páginas distribuídas entre 50 fotografias, em preto e branco, seguidos de textos e mapa.  Curdos, uma Nação Esquecida, lançado em maio em Paris, está traduzido em francês, italiano e na língua curda, fato que lhe acrescenta valor, uma vez que a língua curda está banida na Turquia.  O livro está impresso em papel couchê fosco, com edição e produção do autor.


Serviço:

Onde: Galeria da Aliança Francesa - Av. 7 de Setembro,  401 - Ladeira da Barra

Abertura: 27 de novembro, às 19h.

Visitação: 28 de novembro a 24 de dezembro. Segunda a sábado: 8h30 às 21h. Domingo: 14h-21h

Quanto: Entrada franca

Realização: Rogério Ferrari

E-mail: cultural@afbahia.com.br