Cultura

PRODUÇÃO FRANCO BRASILEIRA PROCURA MÚSICO PARA SUA MONTAGEM

Vide
| 23/11/2008 às 12:21
  A produção do espetáculo franco-brasileiro "A Tempête 10º Sud" (Tempestade 10º Sul) procura músicos para participar da montagem. O espetáculo é baseado no clássico "A Tempestade", de Willian Shakespeare, e é resultado das pesquisas realizadas pelo diretor Gilles Pastor na Bahia.
 
O sincretismo do catolicismo com as religiões afro-brasileiras e o transe no candomblé estão entre os temas da montagem, que faz parte de uma trilogia iniciada em 2006.

Os produtores buscam três instrumentistas que, por questões ligadas à dramaturgia, devem ser homens, negros ou mestiços e devem ter domínio de instrumentos musicais de cordas dedilhadas (violão, cavaquinho, violão de sete cordas, bandolim, guitarra baiana, guitarra portuguesa, contrabaixo acústico), sopro (flauta transversa, clarineta, trombone, oboé, trompete, saxofone) e da percussão brasileira (ritmos tradicionais do candomblé).


O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado e integrará a programação do Ano da França no Brasil, com ensaios e apresentações previstos para maio e junho de 2009. As inscrições se encerram no dia 23 de novembro, às 18h, e a audição para a escolha dos músicos será entre os dias 24 a 27 de novembro, no Teatro Castro Alves.


Os selecionados participarão de uma oficina no período de 28 de novembro a 17 de dezembro, das 8h às 11h30, no Piso B, Ala A, do TCA. Cada candidato deverá se apresentar com seu instrumento, exceção feita ao contrabaixo, glockenspiel (um tipo de metalofone) e atabaques.


Conversas Plugadas 

Na segunda, dia 24/11, o diretor Gilles Pastor é um dos convidados do Conversas Plugadas no Teatro Castro Alves que traz também o cenógrafo Pierre David. Durante o bate-papo com o público, eles falarão a respeito da pesquisa e o processo de criação de "Tempête À 10º Sud" (Tempestade 10º Sul).