Cultura

BIENAL DO RECÔNCAVO DIVULGA VENCEDORES DA MOSTRA EM SÃO FÉLIX

Vide
| 09/11/2008 às 20:45
  O artista plástico baiano Zé de Rocha, natural de Cruz das Almas, foi o grande vencedor da 9a Bienal do Recôncavo, cuja abertura aconteceu na noite do último sábado, dia 8 de novembro, no Centro Cultural Dannemann, em São Felix.
 
  Pelo conjunto de sua obra, com destaque para a gravura "Ensaio para a Bala Perdida", ele conquistou o Grande Prêmio do concurso, que dá direito a uma viagem à Europa acompanhada de um curso de três meses em sua área de atuação.

  Como Artista Destaque da Região do Recôncavo foi escolhido Manoel Nery, da cidade de Cachoeira, com um trabalho na categoria instalação intitulado "Pititinga em Raia de Extinção". Ele terá direito a um prêmio em dinheiro no valor de R$ 4 mil.

    
   A nona edição da Bienal do Recôncavo destacou ainda os trabalhos dos artistas Jovan Mattos (Instalação), Evandro Sybine (Gravura), Valéria Simões (Fotografia), Mike Sam Chagas (Pintura) e Mister Nascimento (pintura). Coube a cada um o Prêmio Aquisição, no valor de R$ 4 mil, passando a obra a constar do acervo do Centro Cultural Dannemann. Um novo prêmio foi instituído na edição deste ano: o Prêmio Instituto Sacatar, de residência artística, que foi conquistado por Sandro Abade Pimentel com a instalação "Trilha do Expresso para o Portal da Maré de Mais de Mil Tribos".


A comissão julgadora da Bienal decidiu ainda reverenciar com Menções Especiais os trabalhos dos artistas Ricardo Machado (Vídeo), Ana Francisca (Instalação), Vitor Borges (Vídeo), Márcia Abreu (Objeto), Luiz Claudio Campos e José Henrique Barreto (Fotografia), Liane Heckert e Nicolas Soares (Novas Experiências), Hirosuke Kitamura (Fotografia), Simone Lobão (Escultura), Devarnier Hembadoon (Pintura),  Guilherme Cunha (Fotografia), Margarete Aurélio (Pintura), Baldomiro (Instalação), Alexandre Nascimento (Instalação) e Flávio Duarte (Fotografia). No total, mais de mil trabalhos estiveram concorrendo na etapa final da Bienal, alguns inclusive de outros estados e até do exterior.  Desse total, foram selecionados 258 para compor a mostra que estará em cartaz no Centro Cultural Dannemann até o dia 8 de fevereiro de 2009.