Cultura

SEXTA FEIRA PRÓXIMA TEM VIAGEM LITERÁRIA NA ALIANÇA FRANCESA

Vide
| 02/11/2008 às 23:24
Dieudonné Niangounna é ator congolês de Brazzaville (Foto/Div)
Foto:
  No dia 7 de novembro, às 19h30, os autores, diretores e atores Jean-Paul Delore e Dieudonné Niangounna apresentam na Aliança Francesa uma noite marcada pela leitura dramática acompanhada de um músico brasileiro, uma viagem literária, através de seus próprios escritos e da redescoberta de textos de seus autores preferidos - Charles Baudelaire, Mia Couto, Sony Labou Tansi, Henri Michaux.


  Dentro da programação do Ano da França no Brasil, serão apresentados em turnê pelo Brasil o espetáculo Talvez - exibido na França e em Moçambique em 2007, e um novo Carnet Sud-Nord em Salvador e Belo Horizonte.
 
  O projeto Carnet Sud/Nord (Cadernos Sul/Norte), criado em 2002 e  dirigido por Jean-Paul Delore, é um laboratório itinerante que reúne artistas da África Subsaariana e da Europa alternando períodos de busca entre artistas profissionais, ateliês de formação e criação abertos a amadores e de criação teatral e musical.


  FORMAS LITERÁRIAS

  Sobre as páginas dos Carnets evoluem artistas do mundo, atraídos provavelmente por sua curiosidade com relação à abstração de certas formas escritas orais, musicais e plásticas, além dos olhares exigentes, desesperados e irônicos que lhes são lançados em suas próprias situações de estrangeiro. À sua maneira, eles fazem dos Carnets um projeto de cooperação artística, estética, de savoir-faire, intuição e improvisação.


De um continente a outro, o objetivo dos  Carnets é a coleção de formas vivas do teatro musical contemporâneo: espetáculos, recitais, concertos, performances, instalações, etc.

Desde 2002, foram escritas numerosas páginas nestes cadernos, as quais deram lugar à mais de 15 manifestações, 12 oficinas ou estágios de formação e 265 apresentações na Europa, África Oeste, Central e Leste. 


SOBRE OS DIRETORES


JEAN PAUL DELORE


Diretor da companhia LZD-Lézard Dramatique, Delore escreve e atua em seus próprios espetáculos. Na fronteira dos gêneros, seu trabalho aproxima de músicos e compositores contemporâneos, desenhando contornos de um teatro musical original.  Desde 2002, Delore conduz o projeto Carnet Sud/Nord (Cadernos Sul/Norte), um laboratório itinerante de criação teatral e musical na África Subsaariana e na Europa, unindo artistas dos dois continentes. Dentro da programação do Ano da França no Brasil, ele apresentará em turnê pelo Brasil o espetáculo Talvez - exibido na França e em Moçambique em 2007. Também como parte das atividades do Ano da França no Brasil, o autor iniciará um novo Carnet Sud-Nord em Salvador e Belo Horizonte.


DIEUDONNÉ NIANGOUNNA


O autor, diretor e ator congolês, Dieudonné, começou no teatro nos anos 90 na cidade de Brazzaville.  Em 1997, com seu irmão Criss, criou a compania Les Bruits de la rue, da qual  dirigiu as três primeiras peças: La Colère d'Afrique, Bye-Bye et Carré Blanc, encenadas em países da África e na Fança. Ele é colaborador como autor e ator nos Carnets Sud/Nord, da companhia LZD-Lézard Dramatique desde 2002 e é o criador do Festival Mantsina sur Scène, em Brazzaville.

Niangounna foi selecionado como bolsista da Fundação Beaumarchais em 2004 pelo espetáculo Banc de touche e ainda teve seus textos apresentados no quadro da Semana Africana, no teatro Vieux Colombier. Em 2007, ele criou e apresentou Attitude Clando na programação do Festival In d'Avignon e no Festival de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) e também esteve em turnê na França e em outros países.