Cultura

CARAVANA CINEMA NEGRO EXIBE FILME SOBRE ABDIAS DO NASCIMENTO, EM LAURO

Vide
| 24/10/2008 às 18:25
Sessão de abertura da Caravana do Cinema Negro, em Lauro de Freitas (F/Div)
Foto:
  A estudante Eduarda Queiroz, 14 anos, se emocionou ao assistir o documentário "Abdias do Nascimento: Memória Negra", exibido na abertura do Projeto Caravana do Cinema Negro, no Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, em Lauro de Freitas. A Caravana é uma iniciativa da Prefeitura, dentro da política de  combate a intolerância religiosa e racial, e sua realização foi viabilizada através de um convênio com a Fundação Palmares.

   A idéia de estimular o debate em torno das suas necessidades e anseios foi reforçada na mesa-redonda que seguiu a exibição do documentário. "Isso sim que é democracia. Falar das origens do meu povo", pontuou o historiador Hanka Nogueira, para quem o debate eleva a auto-estima dos jovens. 


   A estudante Iara de Jesus observou Hanka Nogueira e disse que trabalhar nas comunidades vai ser uma experiência diferente a partir do debate, por que sairá do discurso para prática. "Conhecer o pensamento destas da população negra vai ser fundamental, assim abriremos uma discussão ampla e consistente da realidade de cada um" completa.

  O produtor Raimundo Bujão ressaltou que o longa traz a identidade do povo brasileiro, além de trazer a tona a luta e história dos negros. "É o meu e o seu passado retratados, neles podemos ver o sofrimento do próximo".


  DIREÇÃO

 O Filme dirigido por Antonio Olavo conta a trajetória quase secular de Abdias Nascimento, um histórico militante negro, cuja obra e atuação política ao longo de quase todo o século XX são essenciais para a compreensão da importância do negro na sociedade brasileira. O filme levou três anos para ser concluído, tendo por eixo central um depoimento de Abdias, abrindo "janelas" para a organização do movimento negro no século XX no Brasil.


O Secretario de Governo Apio Vinagre anunciou que a Caravana é a primeira etapa do projeto. Serão realizadas três oficinas de dança, artes plásticas, comunicação e cultura para alunos das escolas públicas, no contraturno escolar, e no final alunos de cada oficina apresentarão o produto do que aprenderam. A ação envolve o Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), dirigido por Eriosvaldo Menezes, que destacou a necessidade da auto-afirmação da juventude com suas raízes.


Nessa primeira etapa a Caravana visita dez comunidades, escolas e entidades. Na próxima quarta-feira (29), será exibido o filme Espelhos, com o ator Lazaro Ramos, que entrevista o historiador Ubiratan Castro. A coordenadora executiva da Segov, Nadjena Miranda anunciou mostra de cinema com o tema afro a cada 15 dias, gratuita, no Espaço Palmares, localizado no Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira.