Cultura

DEPUTADA MARIZETE DESTACA PAPEL DE NILDA SPENCER NA VIDA CULTURAL

Vide
| 15/10/2008 às 12:14

Atriz, pianista, agitadora cultural, Nilda Spencer marcou a cena artística baiana das cinco últimas décadas, constituindo-se uma forte referência para reavaliação do papel da mulher na sociedade, afirmou a presidente da Comissão da Mulher da Assembléia Legislativa, deputada Marizete Pereira (PMDB), ao inserir nos anais da Casa moção de pesar pelo falecimento da atriz na última quinta-feira, 9 de outubro.

Em 52 anos de carreira, Nilda atuou no teatro, cinema e televisão. Entretanto, os palcos foram efetivamente a sua grande paixão. A dedicação à arte dramática lhe valeu o título informal de embaixatriz do teatro, informa Marizete.


Formada na primeira turma do curso de teatro da Universidade Federal da Bahia, Nilda foi professora e, por quatro vezes, diretora da escola onde estudou. Viveu à frente do seu tempo, transpondo, com sua força e alegria, as barreiras que ainda eram impostas ao crescimento pleno da mulher, disse a parlamentar.

Para Marizete, a vida parece ter tratado Nilda da mesma forma que ela a tratou, com leveza, com alegria, perseverança e coragem. A vida e a obra dessa ilustre filha da Bahia estará para sempre preservada em uma galeria com seu nome, no foyer do Teatro Martin Gonçalves, no bairro do Canela, onde está abrigada uma exposição permanente com o registro dos 52 anos de carreira de Nilda Spencer