Cultura

PIERRE LÉVY FALA SOBRE REVOLUÇÃO DIGITAL NO FRONTEIRAS BRASKEM, DIA 21

Vide
| 14/10/2008 às 10:42
Lévy vai comentar as novas formas de organização do mundo contemporâneo (Foto/Div)
Foto:

  Considerado um dos pensadores mais representativos do debate acerca da revolução digital e suas conseqüências no mundo contemporâneo, o intelectual Pierre Lévy é o palestrante do próximo encontro do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento, no dia 21 de outubro, às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.

   Vai substituir o também filósofo Jack Lang que por motivos pessoais cancelou sua vinda à capital baiana, apesar de ter confirmado e assinado contrato. A organização do Fronteiras informa que o convite ao Lévy foi feito automaticamente após saberem da sua não vinda.


   Lévy voltará a Bahia após três anos e falará sobre a linguagem na era digital, o tema da palestra. Ele analisa o poder do fenômeno da comunicação digital de simplificar o acesso e a produção do conhecimento. "Engenheiro do conhecimento" por autodefinição, Lévy se dedica ao estudo das novas tecnologias de comunicação, em especial a internet, e as implicações que elas reservam ao futuro.


  APRENDIZADO
  COOPERATIVO

   Para Lévy, a humanidade tenderá a se organizar cada vez menos em padrões formais e hierárquicos e a valorizar mais o aprendizado cooperativo e a inteligência coletiva como nova forma de organização. Nesse sentido, a Internet tem papel fundamental como palco para essa democratização do saber, através de sua diversidade e pluralismo.


  Nascido na Tunísia em 1956, Pierre Lévy é filósofo da informação e pesquisador das tecnologias da inteligência, investigando interações entre informação e sociedade. Em 1994, alcançou projeção mundial ao divulgar a "árvore do conhecimento", sistema do qual foi co-inventor juntamente com Michel Authier e que consistia em um software de cartografia e de troca de conhecimento em comunidades. No ano seguinte, lançou seus primeiros livros, As técnicas da inteligência e A árvore do conhecimento, este em parceria com Authier. Hoje, Pierre Lévy é professor da Universidade de Ottawa, no Canadá.