Cultura

CONVERSA COM GOVERNADOR COMPLETA UM ANO E SE DESTACA NA AGECOM

Vide
| 09/10/2008 às 23:12
O governador Wagner em conversa com os radialistas na governadoria (Foto/Roberto Viana)
Foto:
  O programa de rádio Conversa com o Governador, produzido por uma equipe de quatro profissionais da Assessoria Geral de Comunicação do Estado da Bahia (Agecom), completa um ano com 22,3 mil acessos na internet. Em 52 edições publicadas, a média de cópias foi de aproximadamente 423, desde a primeira veiculação, no dia 9 de outubro de 2007.


  A marca de um ano no ar, por meio do site , foi comemorada durante almoço, nesta quinta-feira (9), que reuniu profissionais de emissoras de rádio da capital e do interior com o governador Jaques Wagner, no Centro Administrativo.


  "É uma forma de estabelecer uma linha direta com a população e com as emissoras de rádio. Acho fundamental que o governo tenha uma abertura cada vez maior com a sociedade e que ela possa sempre expor sugestões e pontos de vista, não só para o governador como para toda a administração estadual", disse Wagner.


  Dados da coordenação de Novas Mídias da Agecom apontam que aproximadamente 80 emissoras de rádio comerciais e comunitárias da capital e do interior utilizam o programa na íntegra ou parcialmente.


  Além disso, sites de conteúdo jornalístico de Salvador e outros municípios baianos também disponibilizam as informações do programa, com links para downloads do arquivo eletrônico, no formato mp3.


Convergências de mídias


Segundo o assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, um estudo feito pela Agecom registra que 20% da população baiana já tiveram algum acesso ao programa.


Ele lembrou ainda que a ferramenta também é utilizada em outros veículos, além do rádio, graças à ampliação da convergência de mídias.


O coordenador do núcleo de rádio da Agecom, Edmundo Filho, que também apresenta o programa, ressalta que o Conversa com o Governador é pautado nas principais ações desenvolvidas pelo governo estadual e pelos temas que despertam grande interesse na sociedade.


Segundo ele, os assuntos mais abordados pelos ouvintes - que têm uma participação efetiva no programa - ao longo de todas as edições foram segurança, infra-estrutura, educação, saúde e funcionalismo público.


Diferencial


Na opinião do gerente de jornalismo da Radio Sociedade da Bahia, Armando Mariane, o programa possui um importante diferencial, "pois não fala somente da agenda de governo, mas também aborda temas de interesse público". O programa é veiculado integralmente às 8h40 na emissora, e, segundo Mariane, abrange 80% do território baiano.


Já o comunicador Cristóvão Rodrigues, da Itaparica FM, de Salvador, defende que o programa seja utilizado para veicular notícias de alto impacto em primeira mão. "Isso valoriza ainda mais o programa e volta as atenções para ele", avalia o apresentador, que veicula o Conversa com o Governador na íntegra, durante o seu programa.


Para o radialista Paulo Marcos, da Rádio Sabiá FM, em Serrinha, a 190 quilômetros de Salvador, o programa representa uma oportunidade de levar as ações do governo à população, de 50 municípios do semi-árido baiano, que não tem acesso aos meios de comunicação, sobretudo na zona rural. "Nós reproduzimos o Conversa com o Governador na íntegra, nas terças-feiras, às 7h30 e às 11h50, e editamos alguns trechos para a nossa programação, sempre que há informações relacionadas à nossa região", conta.


Dilton Coutinho, da Rádio Sociedade de Feira de Santana, afirmou que o programa tem uma boa aceitação entre os ouvintes e leva informações de interesse do grande público.