Cultura

LARGO JUBIABÁ É RECUPERADO NO PELÔ E VOLTA A FUNCIONAR NESTA QUARTA

Vide
| 07/10/2008 às 18:11
Largo Jubiabá, Pelourinho, recebe investimentos de R$290 mil (Foto/Ascom/Ipac)
Foto:
  O Governo da Bahia reabre, nesta quarta-feira (8), a partir das 9h30, o mais novo espaço de cultura e lazer do Centro Histórico de Salvador, o Largo Jubiabá.


  A iniciativa é da Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).


  O largo, com 710 metros quadrados de área, está localizado em uma esquina da Rua do Passo, próximo à escadaria da Igreja do Passo, onde foram feitas cenas do filme "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro de Cannes, em 1962.


  A recuperação do largo atendeu a uma reivindicação da população CHS e o governo investiu na obra R$ 290 mil. A novidade é que, agora, o local terá administração compartilhada, a partir de acordos feitos entre o Ipac, a comunidade, o 18º Batalhão da PM e a Ordem 3ª do Carmo.


   PARTICIPAVA


 "É um modelo de gestão participativa, já que une e compromete instâncias do poder público, a população local, o antigo proprietário dos casarões em ruínas, que é a Ordem 3ª, e o 18º Batalhão da PM", explica o diretor do instituto, Frederico Mendonça.


  Nos governos anteriores, por ausência de gestão adequada e manutenção permanente, o Largo de Jubiabá, inaugurado em 1994, foi se deteriorando até ser fechado em 1998, permanecendo sem uso nos últimos 10 anos.


  O novo espaço cultural está identificado com placa em azulejos produzida pelo renomado ceramista Udo Knoff e desenhos do artista plástico Carybé.


  Quadra de basquete com alambrados, parquinho infantil, espaço suspenso para apresentações artístico-culturais, além de rampa de acesso para portadores de deficiência, são alguns dos itens disponíveis no local.


  Dentre as ações previstas para o largo estão as atividades esportivas para crianças e pessoas da terceira idade, pela Sudesb, além de apresentações artísticas e educativas de moradores e as propostas do Programa Pelourinho Cultural.


  O Ipac também providenciou a construção de suporte que receberá o painel de azulejos do artista plástico Jenner Augusto, a ser transferido do antigo restaurante do Alto de Ondina, localizado no bairro de mesmo nome, em Salvador.