Cultura

LÍDICE É HOMENAGEADA POR GERÔNIMO EM SHOW NAS ESCADARIAS DO PAÇO

Vide
| 24/09/2008 às 14:13
  Se o músico Gerônimo paga promessas com a apresentação semanal gratuita no Centro Histórico, quem fica agradecido é o público que lota as escadarias do Paço toda terça-feira. E demonstração de gratidão foi o que não faltou na noite de ontem, dia 23, quando o cantor de sucessos como "Eu Sou Negão", "Jubiabá" e "Menino do Pelô" fez uma saudação especial à candidata a vice da coligação "Salvador - Bahia - Brasil" (PT, PSB, PC do B, PV), deputada Lídice da Mata.

  "Quero destacar a presença da ex-prefeita Lídice da Mata, que sempre vem aqui e que se sensibilizou com o projeto 'Gerônimo, o Pagador de Promessas'", disse o compositor, que há seis anos, junto com os músicos da banda Mont' Serrat, toca de graça e sem patrocínio nas escadarias que ligam a Ladeira do Carmo à Igreja do Santíssimo Sacramento.

   A música "Lambada de Delícia", a preferida de Lídice, foi executada em sua homenagem. Cerca de duas mil pessoas entoaram, em uníssono, os primeiros versos da conhecida canção: "Já é carnaval cidade, acorda pra ver...".

  O nome do projeto de Gerônimo é uma referência ao único filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, "O Pagador de Promessas", baseado na obra do baiano Dias Gomes, cujas cenas finais, dirigidas por Anselmo Duarte, foram filmadas nos mesmos degraus do Carmo há 46 anos. As noites do pagador são marcadas por muito suingue e generosidade. O cantor sempre traz convidados, artistas consagrados ou não.

  Ontem, além do reggaeman cachoeirense Sine Calmon, conterrâneo de Lídice, subiu ao palco Vevé Calazans, parceiro de Gerônimo na canção mais esperada da noite, a "É d'Oxum", principal tema da trilha sonora da minissérie global "Tenda dos Milagres". Ao final, como acontece todas as terças, boa parte da platéia, formada por baianos e turistas, corre para a Praça Tereza Batista para curtir o ensaio do Olodum.