Cultura

ESTUDANTES DE 22 PAÍSES DISPUTAM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EM SALVADOR

Vide
| 23/09/2008 às 12:27
Estudantes adolescentes de vários países disputam Olimpíada de Matemática (F/Roberto Viana)
Foto:

Salvador sedia, até domingo (28), a 23ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática. A competição envolve estudantes e professores de 22 países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e Península Ibérica.


Cada país participante tem a delegação composta de dois professores e até quatro alunos, com menos de 18 anos.

Um júri internacional é responsável pela realização das provas e é vedada a inscrição de estudantes que já tenham participado de edições anteriores.


Os competidores dos países vencedores nas três primeiras colocações receberão as medalhas de ouro, prata e bronze.


Realizada anualmente, desde 1985, a Olimpíada de Matemática é uma promoção do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), contando, nesta edição, com o apoio do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do governo estadual.


As provas da competição, iniciada na quinta-feira (18) estão sendo realizadas no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela. A solenidade oficial de abertura foi realizada nesta segunda-feira (22), no Anfiteatro Professor Alfredo Tomé de Brito, na sede da Faculdade de Medicina da Ufba, no Centro Histórico, com a presença dos secretários Adeum Sauer, da Educação, e Ildes Ferreira, de Ciência e Tecnologia.


O estudante baiano Henrique Pondé, que atualmente reside em São Paulo, integra a equipe brasileira.


Segundo o presidente do Tribunal de Coordenação da Olimpíada, Paulo César Carvalho, o Brasil ocupa geralmente as primeiras colocações nas competição internacional, juntamente com Argentina, México e Peru.