Cultura

"DA PONTA DA LÍNGUA À PONTA DO PÉ" NO TCA, DOMINGO, POR R$1,00

Vide
| 13/09/2008 às 13:18
O espetáculo "Da Ponta da Língua à ponta do pé" começa às 9horas (Foto/ Márcio Lima)
Foto:
  A montagem "Da Ponta da Língua à Ponta do Pé", da Companhia Viladança, é a atração do projeto Domingo no TCA, no dia 14, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. O público vai conhecer, por meio de um espetáculo com muito teatro, dança e música, um pouco da história da dança no ocidente.


  Com toques de comédia romântica, o espetáculo tem o reconhecimento internacional da Unesco e já foi visto por mais de 50 mil espectadores desde a sua estréia, em 2004, tendo sido apresentado em mais de 15 cidades do interior do da Bahia e de outros estados do Brasil. Os ingressos (inteira) custam R$ 1,00 e serão vendidos individualmente no dia da apresentação, a partir das 9h, e com acesso imediato do público.


  Esse é primeiro espetáculo da companhia direcionado ao público infanto-juvenil e conta a história do adolescente Zé, um garoto que gosta de rap, skate e se apaixona pela bailarina Isadora. Para conquistar o amor da garota, Zé embarca numa viagem pelo mundo da dança, com a ajuda da professora Lúcia e outros simpáticos personagens.


DANÇA

Eles vão despertar sua curiosidade pelo universo da dança, para que possa vencer desafios e finalmente descobrir a importância da arte. Nesse passeio, o garoto passeia desde a pré-história da dança, passando pelos rituais religiosos da antiguidade e salões da nobreza européia, até chegar aos palcos contemporâneos.
Lúdico e didático.


O espetáculo foi criado com participação ativa do elenco do Viladança, que contribuiu na elaboração das coreografias e também investiu no desenvolvimento de sua expressividade teatral. Nesta montagem, mesmo trazendo muitas coreografias e uma movimentação que é fruto da preparação corporal para a dança, o que o grupo está fazendo mesmo é teatro.


"Trata-se de um espetáculo que se originou de uma pesquisa que vinha sendo desenvolvida desde 2002, e voltado para formação de platéia. Nosso objetivo é oferecer uma montagem de caráter lúdico e didático para o público jovem, que tem pouco acesso e conhecimento sobre a dança", afirma Cristina Castro, diretora e criadora do texto, juntamente com João Sanches, a partir da pesquisa histórica de Lúcia Matos.


O elenco é composto pelos bailarinos da companhia Leandro de Oliveira, Bárbara Barbará, Maitê Soares, Janahina Santos, Sergio Diaz, Jorge Oliveira, João Rafael Neto, Mariana Gottschalk e Ricardo Fagundes. A música e as canções, assinadas por Jarbas Bittencourt, mapeiam ritmos da MPB ao rap, contribuindo fortemente para o ritmo ágil da encenação e arrematam as informações trazidas no texto. A peça conta ainda com figurino de Marcio Meirelles, cenário e adereços de Zuarte Júnior, Agamenon de Abreu e Luís Santana, além de iluminação de Fábio Espírito Santo.