Cultura

NA POSSE DE JUCA NO MINC, LULA MANDA MINISTRO CHORAR POR DILMA ROUSSEF

Vide
| 28/08/2008 às 18:14
Juca dá selinho laterial em Gil na oficialização do seu nome (F/Alan Marques/Folha Imagem)
Foto:
  Durante posse do novo ministro da Cultura, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado em tom de brincadeira ao novo chefe da pasta, Juca Ferreira, sobre a liberação de verbas: "é importante que, de vez em quando, você chore para a Dilma (Rousseff, ministra chefe da Casa Civil)". No final da cerimônia, contudo, afirmou que não faltará apoio a Juca.

João Luiz Silva Ferreira, o Juca, ocupava a secretaria-executiva do ministério desde o início do primeiro mandato do presidente Luiiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Sociólogo de formação, ele assumiu interinamente a pasta no final de julho em substituição ao músico e compositor Gilberto Gil.

O novo ministro foi exilado político e, com a anistia, começou a carreira política em Salvador. Foi também vereador, secretário municipal do Meio Ambiente e integrante dos projetos Axé da Fundação Onda Azul e do Centro de Referência Negro Mestiça.

Lula elogiou muito Gilberto Gil e brincou ao dizer que, quando convidou o cantor para ser ministro, queria que o PV fosse para o governo, mas descobriu, "para minha surpresa, que o Gil não era militante do PV coisa nenhuma".


O presidente brincou ainda, durante o discurso, que abriria uma "brecha" caso Gil queira retornar ao governo no futuro. "O carinho que eu tenho por você é tão grande que se amanhã você quiser ser ministro, eu não posso prometer, mas eu e o Zé Alencar (vice-presidente José Alencar) estamos dispostos a fazer concessões a você", disse.


Ao deixar a pasta após duas tentativas, todas revistas após pedidos de reconsideração do presidente, Gil disse, em tom de brincadeira, que enfim conseguiu fazer um "gol" em Lula por tê-lo convencido de que precisava deixar o governo para se dedicar à carreira artística. "Eu disse para o presidente que estava 2 a 0 para ele. Hoje fiz um gol. Foi 2 a 1, mas saí ganhando", afirmou o então ministro na época em deixou o ministério.


Ao se despedir do governo, Gilberto Gil agradeceu sua permanência no ministério e "o crescimento humano que me foi propiciado nesses cinco anos e meio". "Só mesmo as memórias, se um dia eu vier a registrá-las, vai dar conta. Quem sabe eu tenha a admiração e o ímpeto de realizá-las", comentou.


Prestigiaram a posse de Juca Ferreira ministros de Estado e artistas, como os atores Marcos Frota e José de Abreu, além da cantora Sandra de Sá.