Cultura

EXPO DO FOTÓGRAFO FERNANDO RABELO MOSTRA PARIS DO COTIDIANO

Vide
| 26/08/2008 às 17:15
Em cartaz na Aliança Francesa de 5 a 15/9 (Foto/FR/ Distúrbios na Praça de La Nation)
Foto:
  De 05 a 15 de setembro, na Galeria da Aliança Francesa, fica em cartaz a exposição "Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris", com fotografias de Fernando Rabelo que mostram um olhar estrangeiro sobre a cidade luz.
 
  Durante nove meses, Rabelo se encaixou na definição de um flâneur, figura eternizada pelo poeta francês Charles Baudelaire, aquele que caminha tranqüilamente pelas ruas, observando cada detalhe, sem ser notado e sem se inserir na paisagem. 

  Dessa maneira, Rabelo desvendou becos, ruas, igrejas, pontes e personagens de uma Paris popular e cosmopolita, em mais de duas mil fotos. O desafio do fotógrafo mineiro era expressar em imagens a poesia do cotidiano da cidade, por meio do simples olhar diante do banal, vendo a metrópole "de fora", como estrangeiro, mas não como turista.
  O ensaio resultou em quarenta fotografias 50x60cm, com imagens coloridas, em película, que formam um jornal visual capaz de captar a pulsão do dia-a-dia da cidade luz.


  A idéia do ensaio fotográfico surgiu a partir de estudos sobre a importância do "olhar estrangeiro" na história da fotografia francesa. Paris, considerada a "capital da fotografia mundial", acolheu fotógrafos de várias partes do mundo que a utilizaram como cenário de suas obras, entre eles os reconhecidos André Kertézs, Germaine krull, Robert Capa, Brassaï e Man Ray.


  Teresa Bastos, jornalista, fotógrafa e doutora em letras pela PUC-RJ, é a curadora da exposição, enquanto o autor, diretor e professor Alcione Araujo produziu o texto de apresentação da mostra. Nos últimos meses, "Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris" já percorreu as cidades de Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília e ainda vai ser recebida por outras sete cidades, do norte, nordeste e sul do país.