Cultura

PELEJA DO RAP X REPENTE NA ABERTURA SEMINÁRIO PLANO NACIONAL CULTURA

Vide
| 20/08/2008 às 16:26
Bule-Bule vai enfrentar DJ Daniel e a turma do Afogueto, numa peleja baiana (Foto/Arq)
Foto:
  Um duelo cultural vai abrir o Seminário do Plano Nacional de Cultura - Bahia, amanhã, quita-feira (21), às 20h30, no Hotel Fiesta Convention Center

   Integrantes do movimento Hip-Hop como o DJ. Daniel, a Banda Afrogueto e o grupo Independente de Rua enfrentam o conhecido repentista Bule Bule na Peleja do Rap com o Repente, um encontro que terá rodas de break e apresentações de dança.

  Também estarão presentes, na abertura da programação cultural paralela do Seminário, integrantes do Coletivo Ministério Público, da Banda Cascadura e do Coletivo Dubstereo Sound. Juntos, eles apresentarão uma espécie de rapsódia cultural, misturando o regional e o urbano, representando diferentes formas de expressão.


  Na sexta-feira (22), às 9h, na programação cultural paralela do Seminário, com foco no Hip-Hop, será realizado um bate-papo com os grafiteiros Kboco e Celso Gitahy, de São Paulo, e 071 CREW, de Salvador. Eles mostram suas experiências, discutem os novos suportes para a arte e realizam a pintura de um painel especial para o Seminário.


  CARTOLAS

A cerimônia de abertura do Seminário, que será realizado de 21 a 23, contará com as participações do ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, e do coordenador do Plano, Gustavo Vidigal. Além deles, estarão presentes o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário de Cultura do estado, Márcio Meirelles, artistas, produtores e mais de 100 representantes da sociedade civil e movimentos culturais vindos do interior.


O Seminário vai discutir, em cinco grupos de trabalhos, as diretrizes do Plano Nacional de Cultura. A Bahia é o sétimo estado do país a sediar um dos seminários do Plano. O ciclo de debates foi iniciado em junho, em Minas Gerais, e já passou pelo Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná e Rio Grande do Norte. O encontro reunirá gestores culturais da área governamental e da iniciativa privada, além de representantes da sociedade civil, para avaliação e aperfeiçoamento do texto que irá subsidiar a votação do Projeto de Lei do Plano no Congresso Nacional.


As contribuições recolhidas em cada evento são publicadas no endereço eletrônico www.cultura.gov.br/pnc, página que também serve como canal de recepção de comentários e propostas.