Cultura

DORIVAL CAIMMY MORRE LONGE DA BAHIA, TERRA QUE AMAVA E ABANDONOU

Vide
| 16/08/2008 às 11:00
Dorival Caimmy morre aos 94 anos de idade no Rio de Janeiro. Deu as costas a Bahia (Foto/Arq)
Foto:

O cantor e compositor Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16), aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Caymmi faleceu por volta das 6h, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos.


Caymmi lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007.


De acordo com a família do cantor, o sepultamento deve acontecer na tarde deste domingo (17), no cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio.


O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar', ‘Maracangalha', ‘O que é que a baiana tem?' e ‘Rosa Morena'.


Saiba mais 

O cantor era casado com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos.

"É uma perda irreparável. Ele fazia parte da vida de todos nós de forma marcante. Era uma pessoa admirável no convívio com a família. Um grande pai, um avô maravilhoso. Deixa um vazio muito grande", diz a neta Stella Caymmi, de 45 anos, filha de Nana Caymmi. 


Stella é autora do livro "O mar e o tempo", biografia do compositor lançada em 2002. "Ele ficou muito feliz com o livro, gostava de relembrar. Era um homem de memória", afirma. 


DONA CANÔ

"Dorival (Caymmi) não foi só um grande artista, isso todo mundo já sabe, ele foi um grande homem", foi dessa maneira que dona Canô, 100 anos, falou ao G1 sobre a morte do cantor e compositor baiano, que faleceu por volta das 6h deste sábado (16), em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos.



"Quero mandar um abraço para Danilo e para Nana, filhos de Dorival. Quero dizer a eles que sinto muito pela morte dele. Ele estava sofrendo muito e agora está com Deus", disse dona Canô.


A amiga centenária disse que Dorival Caymmi deixa um legado de composições para a música brasileira. "Ele cantou o Brasil como ninguém, vai fazer muita falta para nós. Eu vou ficando aqui, mas ele foi para o céu. Está descansando com Deus", disse dona Canô.


O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar', ‘Maracangalha', ‘O que é que a baiana tem?' e ‘Rosa Morena'.


Maria Bethania disse que está muito triste sobre a morte. "Estou saudosa de vê-lo com vida. Ele está com Deus, com as rainhas do mar. Dorival Caymmi não morreu, ele é iluminado."


"A obra dele, a música e a genialidade dele são indescritíveis. O mundo todo sente a perda desse homem, desse artista, desse baiano. Ele deixa em nossas mentes todo o resplendor de seu trabalho brilhante e sereno", disse Maria Bethania.