Cultura

MORRE CANTOR NORTE AMERICANO ISAAC HAYES, ASTRO DO SOUL ANOS 70

Ainda não foi revelada a causa da morte
| 11/08/2008 às 00:03
Isaac Hayes foi encontrado morto em casa ao lado de uma esteira ergométrica (F/AP)
Foto:
O cantor americano Isaac Hayes, astro do soul nos anos 70, morreu aos 65 anos na madrugada deste domingo (10) em Memphis, no Tennesse. O cantor foi o primeiro artista afro-americano a ganhar um Oscar de melhor canção original pelo filme "Shaft", de Gordon Parks.  


Hayes foi encontrado inconsciente próximo a uma esteira ergométrica em sua casa, segundo contou à polícia o porta-voz do artista, Steve Schular. Uma equipe de paramédicos tentou reanimá-lo, mas o cantor não resistiu e morreu a caminho do hospital.


A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo a polícia, não há indícios de crime.


Isaac Hayes nasceu no dia 20 de agosto de 1942, em Covington, no Tennesse. Ele perdeu os pais ainda na infância e foi criado pelos avós.


Aos cinco anos, começou a cantar no coral da igreja de sua cidade, onde aprendeu a tocar sozinho piano, órgão e saxofone. Já adulto, mudou-se para Memphis, onde fundou bandas como Sir Isaac and Doo Dads, The Ten Tones, entre outras.  


Hayes foi durante muitos anos compositor e arranjador da gravadora Stax Records, em Memphis. Ele também foi backing vocal de artistas como Otis Redding  e Sam & Dave, nos anos 60.


Seu primeiro álbum-solo foi lançado em 1967, "Presenting Isaac Hayes". Mas foi o álbum "Hot buttered soul" que o transformou em uma estrela musical em 1969. 
 

  "Shaft", o grande hit 


Em 1971, o tema do filme "Shaft", cantado por Hayes, se tornou um grande hit pop e levou o Oscar de "melhor canção original". Graças à música, Hayes também ganhou um Grammy.


Hayes também compôs outros clássicos do soul como "Soul man" e "When something is wrong with my baby". Em 1972 ganhou outro Grammy por seu álbum "Black moses".


Para as gerações que não conheceram o trabalho do ídolo do soul nos anos 70, Hayes era famoso pela dublagem do personagem "Chef", da série de animação "South park". Hayes emprestou seu vozeirão ao personagem entre 1997 e 2003. 


Adepto da cientologia - religião bastante divulgada pelo astro Tom Cruise - o cantor decidiu abandonar a equipe de "South Park" por considerar que a série de humor debochava da seita.


Em 2000, Hayes teve a oportunidade de "reencontrar" seu grande triunfo. Na refilmagem de "Shaft", dirigida por John Singleton e estrelada pelo ator Samuel L. Jackson, o cantor faz uma pequena participação como o personagem "Mr. P".


Um ano depois, Hayes fez mais um grande trabalho musical. Ele produziu os arranjos do disco "Songs in a mirror", da então cantora-revelação Alicia Keys.


O artista ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood em 2002.