Cultura

CIA DE DANÇA E PERCUSSÃO APAE SALVADOR APRESENTA A LENDA DE OXUMARÉ

Vide
| 05/08/2008 às 10:08
A lenda de Oxumaré será encenada pelo grupo de Dança da Apae Salvador (Foto/Ilus)
Foto:
 A Cia de Dança e Percussão Opaxorô da Apae Salvador é uma das atrações da programação cultural da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, que comemora os 15 anos do Programa Saúde da Família do Ministério da Saúde.
 
  A Mostra será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 6 a 8 de agosto, em Brasília. O grupo apresenta um trecho do mais novo espetáculo, "Orquestra de Atabaques", que tem estréia marcada para o final de agosto, em Salvador.

  O evento reunirá seis mil participantes e serão exibidos mais de quatro mil trabalhos acadêmicos. A Cia Opaxorô é fruto do trabalho artístico desenvolvido na Apae Salvador ao longo desses 40 anos.

  O grupo tem em seu currículo grandes espetáculos que mesclam o uso da dança e da música, entre eles, Bahia Cantos e Encantos, Contando Histórias e Filhos da Bahia. A Opaxorô atua sob a ótica inclusiva, cuja a formação integra jovens com deficiência mental e oriundos da comunidade atendidos pelo Projeto Arte Viva, que desenvolve oficinas de arte-educação.
 
  O espetáculo "Orquestra dos Atabaques" é uma apresentação envolvente que busca mostrar os lados profano e sagrado do atabaque, como explica o diretor musical da montagem, Ubiratan Assis.

  "O espetáculo tem como proposta cênica a valorização da cultura afro-brasileira, tendo como foco central o atabaque, que é um instrumento percussivo rico em sonoridade na música baiana, e como elemento sagrado dos rituais litúrgicos do candomblé". Para compor o repertório Ubiratan conta que foram pesquisadas canções que evidenciam os orixás.
 
  Ao todo a Cia selecionou 20 músicas, entre sagradas e profanas. Entre elas cinco lendas que contam a história dos orixás Exu, Ossaim, Oxumaré, Logun Edé e Nanã.