Cultura

TRINTA JOVENS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS FAZEM CONCERTO COM A OSBA

Vide
| 25/07/2008 às 15:24
A garotada do Projeto Tim nas Escolas vai tocar ao lado da OSBA (Foto/Div)
Foto:

 Os Pequenos Embaixadores da Paz, do Projeto TIM Música nas Escolas, irão vivenciar uma nova experiência, na próxima quarta-feira, dia 30.

  Dessa vez, os 30 jovens que compõem o grupo trocarão o palco por um lugar na platéia para assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia - OSBA, sob a regência do maestro inglês Christopher Warren-Green.

  A apresentação acontecerá às 20h30min, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, e contará com a participação da pianista Clélia Iruzun como solista.  Para os Embaixadores, será uma noite especial e, sobretudo, um estímulo a mais para o aprendizado dos novos talentos.

  SETE ESCOLAS

  Em Salvador, o TIM Música nas Escolas teve início no segundo semestre de 2003, envolvendo 1680 estudantes do Ensino Fundamental de sete escolas da rede pública: IMEJA - Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca, Escola Municipal Teodoro Sampaio, Escola Municipal São Gonçalo do Retiro, Escola Municipal do Pau Miúdo, Escola Municipal Murilo Celestino Costa, Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos e Centro Educacional Carlo Novarese. Desenvolvido pela TIM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto conta com o incentivo de fomento à cultura do programa Fazcultura.


  O grupo dos Pequenos Embaixadores da Paz é constituído por estudantes que foram selecionados durante as Oficinas de Musicalização nas escolas participantes do projeto TIM Música nas Escolas. Esses alunos recebem semanalmente aulas de teoria musical, de instrumentos específicos, canto em grupo e prática de orquestra. Além da formação musical, esses jovens participam de encontros de formação cidadã em que são trabalhados os conceitos da cultura de paz. As aulas acontecem na Universidade Federal da Bahia - UFBA, na sala Walter Smetak, reformada pela TIM em 2006 para receber os Embaixadores da Paz.


   O objetivo do projeto é possibilitar a crianças e adolescentes de escolas públicas, por meio da linguagem universal da música, novas formas de aprendizagem que contribuem para a melhoria do desempenho escolar e estimulam o desenvolvimento de uma cultura de paz (conceito sustentado pela Unesco). O projeto já envolveu até o momento mais de 20 mil estudantes em 13 cidades brasileiras.