Cultura

ÁREA DE COMUNICAÇÃO VISUAL ESTÁ CARENTE PROFISSSIONAIS EM SALVADOR

Veja como participar
| 22/07/2008 às 14:23
Eleições municipais agita mercado de comunicação visual. (Logo da campanha do Sinapro)
Foto:
  A Escrita abriu seleção para contratação de profissionais para os setores: comercial, administrativo e de produção. Para concorrer às vagas de produção, o candidato precisa ter experiência mínima de um ano e para as áreas administrativa e comercial é necessária, além da experiência no segmento de Comunicação Visual, a formação em comunicação social ou administração, mesmo em andamento.

   Os interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail curriculo@escrita-e.com.br até o dia 31 de julho. É importante que o candidato coloque no campo "assunto" a área de interesse. A seleção é composta por entrevista com o gerente de recursos humanos, entrevista técnica com o gestor da área e teste prático.
 

Dificuldades 

Com o crescimento do mercado de comunicação visual em Salvador, muitas empresas estão com dificuldades para encontrar profissionais qualificados, visto que não existem opções de cursos técnicos nessa área na capital baiana.

De acordo com Vanessa Freitas, gerente de Recursos Humanos da Escrita, o curso de publicidade é o que mais se aproxima do segmento, mas não oferece um conhecimento específico da área. No departamento de produção, o principal problema da empresa é encontrar pessoas que saibam como aplicar adesivos, fazer o acabamento de lona e papel, imprimir em serigrafia e operar máquina de corte.


Diante da dificuldade, a empresa treina os jovens, através do Programa de Estágio, ensinando internamente como se dá todo o processo da comunicação visual desde a aprovação de um layout e orçamento à execução do material e posterior instalação. A partir daí, o estagiário passa a conhecer fornecedores, matéria-prima, produtos, clientes e todas as questões inerentes ao mercado. "Após a implantação do Programa de Estágio, percebemos que em muitos casos vale mais a pena formar o profissional internamente, através da atividade prática supervisionada, do que procurar no mercado um profissional qualificado", relata Vanessa.


Em apenas um ano, a Escrita também conseguiu remanejar cerca de 40 colaboradores para outras áreas ligadas à comunicação visual e, na maioria das vezes, com promoção salarial imediata. O remanejamento é feito por meio do Programa de Capacitação Continuada, que seleciona internamente colaboradores com aptidão e vontade de se aprimorar no segmento. A capacitação dos jovens na própria empresa foi uma forma encontrada para motivar os funcionários e remediar os problemas causados pela escassez de mão-de-obra especializada no mercado.