Cultura

FUNDAÇÃO PEDRO CALMON FAZ CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CULTURA, NA SEGUNDA

Vide
| 19/07/2008 às 11:25
   Quarenta professores de seis universidades públicas baianas estarão em Salvador, de 21 de julho a 1º de agosto, para participar de um curso de atualização em Cultura, no auditório da Fundação Pedro Calmon (Palácio Rio Branco - Praça Municipal).


  O curso tem como objetivo estimular a ampliação dos estudos nessa área, contribuindo para a criação de núcleos de estudos e pesquisas em produção cultural no interior da Bahia.


  "Queremos estimular esses professores a desenvolver, em suas regiões, suas próprias pesquisas e grupos de extensão em cultura, com a multiplicação da oferta de cursos de formação nessa área", sinaliza Ângela Andrade, superintendente de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado, responsável pela organização do curso, que será ministrado por nomes como Albino Rubim, Milton Moura, Paulo Miguez, Osvaldo Barreto, Leonardo Costa, Nadja Miranda e Marcos Palácios.


  Ao longo de duas semanas, professores da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) terão contato com conceitos contemporâneos de cultura, tendo a oportunidade de discutir temas como cultura brasileira e baiana; políticas públicas federais e estaduais para a cultura; a relação entre cultura, economia, indústria e desenvolvimento.


  A Universidade Federal da Bahia (UFBA) participa nesta etapa com a participação de dez membros do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade.


  Com aulas pela manhã e à tarde, o intensivo de 80h também vai contemplar aspectos mais práticos relacionados à gestão cultural, à produção e elaboração de projetos e às modalidades de financiamento da cultura - o que inclui o financiamento estatal, o mecenato, o marketing cultural e as leis de incentivo, além de um olhar sobre a indústria cultural.


A expectativa é formar, até o final do ano, 400 agentes culturais em dez territórios de identidade do Estado.


Confira a lista dos Territórios de Identidade onde serão realizados cursos de extensão em Cultura, até o final do ano, através de parceria entre a Fundação Cultural do Estado e as seis universidades públicas da Bahia:


Litoral Sul (Itabuna)

Portal do Sertão (Feira de Santana)

Vitória da Conquista (Vitória da Conquista)

Recôncavo (Cachoeira)

Região Metropolitana de Salvador (Salvador)

Oeste Baiano (Barreiras)

Velho Chico (Bom Jesus da Lapa)

Irecê (Irecê)

Semi-Árido Nordeste II (Euclides da Cunha)

Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim)